Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Cejusc Paulista inaugurado nesta quarta-feira (3/4)

fotografia da juíza Maria Consolata e da desembargadora Nise Pedroso descerrando a placa de inauguração

O Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) do Fórum Trabalhista de Paulista foi inaugurado nesta quarta-feira (3/4). A cerimônia contou com a presença de autoridades do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, da Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região, da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região (Amatra-6) e da Ordem dos Advogados do Brasil- Pernambuco (OAB-PE) - subseccional Paulista. Magistradas, magistrados, servidoras, servidores e grande público também prestigiaram o evento.

A presidente do TRT-6, desembargadora Nise Pedroso Lins de Sousa, à frente do dispositivo de honra, colocou: “Fico imensamente alegre com a inauguração do Cejusc de Paulista, pela experiência que já tive como coordenadora do Cejusc do 2º Grau e vice-presidente do Tribunal, quando coordenei também o Nupemec, por entender que a solução para grande parte dos problemas da Justiça do Trabalho, e da justiça brasileira, como um todo, é aplicar o princípio da razoável duração do processo por meio da conciliação”. Explicou que os juízes e juízas que acompanham as audiências de conciliação escutam os problemas, as dores e angústias das duas partes e sugerem soluções que satisfazem as propostas de ambas. Avaliou que a conciliação agiliza a entrega da prestação jurisdicional e encoraja a substituição da cultura da sentença pela cultura da conciliação e da pacificação judicial.

A juíza da 2ª Vara do Trabalho de Paulista, Maria Consolata Rego Batista, é a coordenadora do Cejusc de Paulista. Em seu discurso, destacou: “Hoje é um dia de especial importância para o judiciário em Paulista, em que se inaugura o nosso Cejusc, unidade vinculada ao Nupemec, com competência nas varas do trabalho locais e, de forma itinerante, de Igarassu. Os jurisdicionados se veem prestigiados e considerados de maneira significativa com este avanço concreto para uma maior e melhor solução dos conflitos trabalhistas locais”. Para ela, o Cejusc Paulista é fundamental instrumento concretizador de boas práticas da justiça e promove a paz social.

fotografia dos desembargadores Fábio Farias e Sergio Torres puxando fita de inauguração

A presidente, desembargadora Nise Pedroso, e a juíza Maria Consolata Batista, descerraram a placa de inauguração. Já o vice-presidente e o corregedor do TRT-6, os desembargadores Sergio Torres Teixeira e Fábio André de Farias, fizeram as honras da abertura inaugural de sala do novo Cejusc

O novo Centro passou a substituir o Cejusc de Igarassu a partir de 2 de abril, conforme Resolução Administrativa TRT6 7/2024 (.odt 1.06 MB). Durante a cerimônia houve a posse do chefe de Divisão do Cejusc Paulista, o servidor Luiz Henrique de Assis Menezes.

Álbum de fotos

Conciliação

Os Cejuscs são estruturas que têm o objetivo de incentivar, promover, sistematizar e realizar as atividades de intuito conciliatório. A conciliação qualificada, promovida por equipe com preparo especializado, busca a pacificação social, promovendo o entendimento entre as partes. Isso desafoga a quantidade de processos no Judiciário e traz maior eficácia na solução de litígios, uma vez que a solução é construída conjuntamente.

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.

Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)

Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)

imprensa[at]trt6.jus[dot]br

Texto: Silvio Britto / Fotos: Helen Moreira