Publicada em 04/04/2024 às 12h38
A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região promoveu, em março, o curso de capacitação Modelagem da Informação da Construção (BIM), com carga de 40 horas/aula, dirigido à equipe técnica da Coordenadoria de Planejamento Físico do TRT-6, tendo em vista a futura contratação dos projetos complementares da reforma do novo Fórum Trabalhista do Recife.
Os técnicos da área de engenharia e arquitetura do Tribunal foram introduzidos na utilização do Building Information Modeling (BIM) - um conjunto de políticas, processos e tecnologias que, combinados, geram uma metodologia para gerenciar a essência de projeto de obras/reformas e dados associados num formato digital, por todo o ciclo de vida da edificação.
A utilização do BIM promove maior precisão a nível de elaboração de projeto, com integração e compatibilização das diversas disciplinas contempladas, o que reduz, significativamente, erros e problemas executivos comumente verificados ao longo da execução de obras públicas. Além disso, o acompanhamento, a medição e a fiscalização da execução se tornam mais eficientes, minimizando a chance de erros de medição, visto que o BIM favorece um efetivo controle da execução, prezando pela transparência pública.
A capacitação foi idealizada sob medida para os técnicos do TRT-6, abrangendo, nas etapas iniciais, a metodologia para elaboração do Plano de Execução BIM (BEP), para o estabelecimento das diretrizes da contratação de projetos complementares com base nos requisitos da ISO 19.650-1 e 2 (2018), bem como para a fixação de critérios para avaliação de propostas técnicas em BIM. Na última etapa do curso, foi realizado um workshop, com ênfase na consolidação dos produtos desenvolvidos nos módulos 01, 02 e 03, e generalização para trabalhos futuros.
O Decreto Federal 10.306/2020 estabeleceu o cronograma de implementação da metodologia BIM nas contratações públicas realizadas pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal. Ademais, a Nova Lei de Licitações e Contratos prevê a adoção do BIM como preferência nas licitações de obras e serviços de engenharia. A capacitação na metodologia está alinhada aos objetivos do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, que instituiu, desde o exercício de 2021, o Plano de Ação Estratégica BIM-BR (Modelagem da Informação da Construção ou Building Information Modeling).
Para o instrutor, Ítalo Guedes, mestre e especialista em BIM, “a capacitação proporcionou valiosas reflexões junto à equipe da CPLAN, visto que os módulos concebidos buscaram atender demandas atuais da equipe, ou seja, todos os assuntos teóricos e atividades práticas realizadas buscaram dar suporte técnico aos servidores para a elaboração do primeiro Termo de Referência (contratação dos projetos complementares da reforma do Novo Fórum Trabalhista do Recife) associado à contratação de projetos em BIM , assim como, para a avaliação das respectivas propostas a serem apresentadas no âmbito do procedimento licitatório”.
No último dia do treinamento, diante da relevância estratégica, o instrutor, em conjunto com a equipe capacitada, tiveram a oportunidade de apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos para o diretor-geral, Wlademir Rolim, bem como para o diretor da Secretaria Administrativa, Sérgio Mello, e para o coordenador de Licitações e Contratos, Vinicius Sobreira. Na ocasião, foram indicadas as novas fases da capacitação, com o escopo de ampliar ainda mais a maturidade BIM do corpo técnico da CPLAN.
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e Foto Ejud6 (cortesia)