Publicada em 17/04/2024 às 14h54
O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Fábio André de Farias, acompanhado da secretária da Corregedoria Regional, Renata Maranhão, e demais integrantes da equipe, realizou, no dia 9/4, correição ordinária na Vara do Trabalho de Vitória de Santo Antão.
Registrou-se a presença do juiz do trabalho substituto, Evandro Euler Dias, do diretor de Secretaria, Claudio Antonio de Andrade Filho, além das demais servidoras e servidores lotados na unidade jurisdicional e na Corregedoria.
Na leitura do resumo da ata, destacou-se o prazo médio na unidade de 21 dias da conclusão do processo até a prolação de sentença, estando abaixo da média do regional e da média nacional e igual à das Varas da Região Metropolitana.
Outrossim, destaque especial para os seguintes prazos médios alcançados pela Unidade, vez que se encontram abaixo das médias das VTs da Região Metropolitana e da média nacional:
- 174 dias do ajuizamento da ação até a prolação de sentença;
- 88 dias a partir do ajuizamento da ação até a realização da 1ª Audiência;
- 101 dias do início ao encerramento da liquidação;
- 236 dias do início da execução até a sua extinção;
- 672 dias do ajuizamento da ação até o arquivamento definitivo.
No tocante aos alvarás, constatou-se a existência de apenas três processos com o chip “Expedir alvará”, estando o mais antigo com data de 2/4.
Quanto ao IGEST (Índice Nacional De Gestão De Desempenho Da Justiça Do Trabalho), observa-se que a unidade progrediu em comparação ao lapso anterior em relação ao mesoindicador celeridade.
Destacou-se também a informação prestada pelo NUGA (Núcleo do Garimpo), de que a Vara Única do Trabalho de Vitória de Santo Antão, por ocasião da Autoinspeção 2024, informou ter alcançado o objetivo definido no art. 3º, inciso XIV, do Ato TRT-6-CRT nº 13/2023 quanto ao tratamento de, pelo menos, 50 processos pendentes do Projeto Garimpo.
Ao final, o corregedor concedeu a palavra a todos os presentes, ocasião em que o juiz do trabalho substituto, Evandro Euler Dias, registrou que encontrou na Unidade um ambiente de trabalho prazeroso, e agradeceu às servidoras e servidores, ao Diretor, e à servidora Teresa Cristina da Costa Bezerra.
O diretor da Secretaria, Claudio Antonio de Andrade Filho, verbalizou agradecimentos à equipe da Corregedoria pela visita, que é de grande importância para os que trabalham no interior do Estado. Agradeceu ao juiz pelas palavras, e aos colegas pelo dedicado trabalho e empenho nas atividades. A servidora Teresa Cristina da Costa Bezerra, por sua vez, agradeceu ao juiz, ao diretor, e às servidoras e servidores da Vara que sempre se ajudam no trabalho a ser desempenhado.
O desembargador corregedor proferiu palavras de agradecimento a toda a equipe da Vara, por todo o trabalho que vem desempenhando, em nome da Corregedoria e do Tribunal; bem como proferiu elogios às servidoras, aos servidores, à magistrada titular e, ainda, às integrantes e aos integrantes da equipe de Correição deste Regional.
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e foto Corregedoria Regional (cortesia)