Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Desembargador do TRT-6 palestra no Seminário “Redes Conectadas para Prevenir, Proteger e Responsabilizar” contra o tráfico de pessoas

fotografia do desembargador Paulo Alcantara falando ao microfone. Ele se encontra no palco de um auditório e, junto com ele, há outras cinco autoridades

O desembargador Paulo Alcantara, do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, coordenador do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco (GTETP-PE), palestrou no Seminário “Redes Conectadas para Prevenir, Proteger e Responsabilizar” em Santa Cruz do Capibaribe, iniciativa que faz parte da campanha “Coração Azul” contra o tráfico de pessoas. Confira o álbum de fotos.

O evento foi realizado na quinta-feira (25/4), das 8h às 13h, no auditório do Moda Center de Santa Cruz do Capibaribe. A cidade, juntamente com as cidades próximas de Toritama e Caruaru, recebe semanalmente milhares de pessoas que participam de diversas feiras que movimentam a pujante indústria têxtil regional.

Essa característica motivou a escolha do local do seminário, pois demanda um planejamento específico de estratégias de trabalho da rede de prevenção, repressão e combate ao tráfico de pessoas, inclusive crianças e adolescentes, envolvendo os agentes de segurança, assistência social e do setor público municipal, estadual e federal.

O desembargador Paulo Alcantara, em sua fala, colocou que o objetivo da luta contra o tráfico de pessoas é aumentar o patamar civilizatório, que ainda é muito baixo: “Contra a barbárie humana, é preciso ser forte na defesa dos direitos humanos”.  

O magistrado salientou que o tráfico de pessoas é real e acontece todos os dias em vários locais de nosso país, que as pessoas somem de suas casas, são contrabandeadas para diversas partes do mundo para os mais diversos fins criminosos, como servidão humana, tráfico de drogas e exploração sexual. "Os crimes de tráfico de pessoas são mais lucrativos e fáceis de ocultar que o tráfico de drogas, por exemplo, conforme relatado pelos próprios criminosos", alertou.

Coração Azul - A Campanha Coração Azul é promovida internacionalmente pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). A iniciativa visa a aumentar a conscientização sobre desenvolvimentos e tendências perturbadoras relacionadas ao tráfico de pessoas e pede aos governos, às autoridades policiais, aos serviços públicos e à sociedade civil que avaliem e aprimorem seus esforços para fortalecer a prevenção, identificar e apoiar as vítimas e acabar com a impunidade.

Atuação do desembargador Paulo Alcantara -  nome de referência na questão do combate ao trabalho escravo e ao tráfico de pessoas em Pernambuco, o desembargador Paulo Alcantara exercer as funções de coordenador do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco; coordenador do Comitê Estadual Judicial de Enfrentamento à Exploração do Trabalho em Condição Análoga à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco do CNJ; gestor do Programa Regional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante, no âmbito do TRT-6; e membro da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo no Estado de Pernambuco (Coetrae-PE).

Álbum de fotos.

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.

Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)

Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)

imprensa[at]trt6.jus[dot]br

Texto e Fotos: Silvio Britto