Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Correição ordinária na 3ª VT de Jaboatão dos Guararapes

O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Fábio André de Farias, acompanhado da secretária substituta da Corregedoria Regional, Carolina Figueirôa, e de demais integrantes da Equipe, realizou, no dia 16 de abril, correição ordinária na 3ª Vara do Trabalho de Jaboatão dos Guararapes.

Registrou-se a presença da juíza titular da VT, Maria do Carmo Varejao Rishlin, da juíza substituta, Thayse Sousa Bezerra de Carvalho Araújo, do diretor de Secretaria, Carlos Alberto da Silva Batista, além das demais servidoras/es lotadas/os na Unidade Jurisdicional e na Corregedoria. 

Na leitura do resumo da ata se destacou que o prazo médio de 15 dias da conclusão do processo até a prolação de sentença, está abaixo da média do Regional, das Varas da Região Metropolitana, e da média nacional, razão pela qual o corregedor parabenizou a equipe. Outrossim, houve destaque especial para os seguintes prazos médios alcançados pela unidade, que, pelas mesmas razões, encontram-se abaixo da média do Regional, das Varas da Região Metropolitana e da média Nacional:

  • 69 dias a partir da realização da 1ª audiência até o encerramento da instrução processual;
  • 15 dias a partir da conclusão até a prolação da sentença;
  • 72 dias do início ao encerramento da liquidação;
  • 192 dias do início da execução até a sua extinção;
  • 576 dias o ajuizamento da ação até o arquivamento definitivo.

Ressaltou-se, na oportunidade, que a Vara do Trabalho atingiu as metas 1, 2, 3 e 5 estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2023.

Acerca das audiências, restou informado pelo diretor que são realizadas cinco dias por semana, de segunda a sexta-feira, e que as magistradas comparecem e realizam audiências em três dias na semana, dos quais um dia acontece na sala reserva no Fórum.

Ressaltou-se que, em consulta ao relatório gerencial disponível no Processo Judicial Eletrônico, foi constatada a existência de apenas três processos com o chip “Expedir alvará”, estando o mais antigo com data de 11/4.

Quanto ao IGEST, em relação ao período de 1/10/22 até 30/9/23, a unidade jurisdicional progrediu em comparação ao lapso anterior em relação aos mesoindicadores taxa de congestionamento e força de trabalho.

Constatou-se, também, após análise de processos digitais das carteiras que integram a Secretaria da Vara, uma boa organização das principais tarefas que integram o fluxo do PJe.

Ao final, o corregedor concedeu a palavra a todos os presentes, ocasião em que a juíza titular, Maria do Carmo Varejão Rishlin, expressou sua satisfação em relação à 3ª VT de Jaboatão dos Guararapes, sobretudo quanto ao desempenho, em sua individualidade, de cada servidora e servidor que compõe a Unidade Jurisdicional, fazendo menção expressa a cada um, nos nomes de Aderivaldo Silva Araujo, Andre Araujo Bezerra, Arquimedes Vieira de Sa, Eliesildo Francisco Borges, Glauber Pessoa Soares, Jose Yuri dos Anjos Santana, Kesia Maria Silva da Fonseca, Maria de Lourdes Galindo Costa E Silva, Paulo Henrique Nobre de Araujo, Waleska Barbosa Peixoto de Alencar, do diretor Carlos Alberto da Silva Batista, e também das estagiárias Larissa Vitória Rodrigues da Silva e Vitoria Mel Martins. A juíza relatou a luta diária no desempenho das atividades, com o fim de oferecer a integral prestação jurisdicional, com a máxima celeridade e efetividade na entrega das respostas perquiridas. Ratificou seu compromisso na atividade judicante, desde os primórdios de sua atuação na Justiça do Trabalho, enfatizando que “combateu o bom combate”. Em continuidade, agradeceu à juíza substituta pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos. Parabenizou, ainda, o Centro de Conciliações (CEJUSC) - Jaboatão dos Guararapes. 

Por sua vez, a juíza substituta, Thayse Sousa Bezerra de Carvalho Araújo, enalteceu a equipe, a qual afirmou ser dedicada e empenhada. Asseverou que mesmo diante dos desafios advindos de mudanças implementadas por novos tipos de processos e também pela tecnologia, as servidoras e servidores atuaram da melhor forma possível, superando os obstáculos, o que reflete nos dados estatísticos. À juíza titular, referiu-se como fonte de inspiração, uma vez que dedica todos os esforços a desempenhar um bom trabalho com vistas ao jurisdicionado; também expressou agradecimentos à Corregedoria, sobretudo pelas orientações fornecidas no desenvolvimento dos trabalhos.

O diretor da secretaria, Carlos Alberto da Silva Batista, frisou que os números retratam a atuação da 3ª VT, sendo a equipe empenhada com a prestação jurisdicional. Relatou que todas as carteiras do Pje estão atualizadas, pois todas as servidoras e todos os servidores realizam suas demandas no mesmo dia que surgem, no menor espaço de tempo possível, com as competências bem distribuídas. Afirmou que trabalhando bem, a demanda passa a ser menor, declarando que a equipe é incrível. Da mesma forma, agradeceu na individualidade a cada servidora e servidor que compõe a unidade. O diretor, ainda, prestou agradecimentos à juíza titular, a quem conhece há 27 anos. Enalteceu a excelência da juíza, a qual deixou um legado por onde passou. Parabenizou também o corregedor e toda equipe de correição. Afirmou que o corregedor fez uma gestão revolucionária, tendo realizado feitos nunca vistos antes neste Regional. 

O servidor José Yuri dos Anjos Santana agradeceu ao diretor e à equipe. Relatou que tem aprendido a ser uma pessoa e profissional melhor. 

De igual forma, o desembargador corregedor proferiu elogios à equipe e às magistradas da VT, apresentando gratidão em nome da Corregedoria. Reconheceu o caráter incansável da juíza Maria do Carmo Varejão Rishlin, a qual dirige a 3ª VT com louvor e, às vésperas da aposentadoria, continua ativa no desempenho das atividades judicantes, bem como enalteceu o excelente trabalho por ela realizado no programa da Anamatra intitulado “Trabalho, Justiça e Cidadania”. Por fim, agradeceu às integrantes e aos integrantes da equipe de Correição deste Regional. Encerrados os trabalhos, agradeceu a acolhida e a colaboração prestada pelas servidoras e pelos servidores da Vara.
 


Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e Foto: Corregedoria (cortesia)