Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Grupos de psicodinâmica sobre saúde mental iniciam encontros

Os encontros iniciais da pesquisa Saúde mental, subjetividade e transformações no trabalho judicial: situação atual e perspectivas futuras na Justiça do Trabalho começaram no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE). O primeiro grupo de psicodinâmica, composto por magistradas e magistrados, se reuniu na manhã desta sexta-feira (3/5), na sala de treinamento da Polícia Judicial, no prédio-sede da instituição.

A presidente do TRT-6, desembargadora Nise Pedroso, abriu o encontro dando as boas-vindas aos participantes e à equipe de pesquisadores do Tribunal Superior do Trabalho. “É uma alegria saber que o Regional está fazendo parte desta dinâmica. Espero que este importante trabalho renda muitos frutos, pois o Regional faz questão de tocar eventos como este para ajudar o quadro de pessoal nas atividades de prestação dos serviços”.

Os trabalhos serão conduzidos pela equipe de pesquisadores em Psicodinâmica do Trabalho do TST, formada por Cláudio Brunoro (coordenador) e Maria Teresa Bruni Daldon. Serão quatro encontros presenciais: o primeiro hoje, com magistradas e magistrados, pela manhã, e com servidoras e servidores, à tarde. As próximas reuniões acontecem nos dias 10 e 24 de maio, e com encerramento em 28 de junho.

Promovida pelo TST, a pesquisa é uma ação inédita por abranger no seu escopo toda a Justiça Trabalhista nacional, incorporando uma abordagem interdisciplinar, com o objetivo de investigar as condições de saúde do quadro de pessoal dos TRTs. E os grupos de psicodinâmica constituem uma ótima oportunidade para verificar a atuação profissional e as relações dos indivíduos com a instituição no processo laboral

Ao final dos encontros, será construído, coletivamente, um documento propositivo de melhoria dos processos, ferramentas, organização e da gestão, tendo como objetivo propiciar um melhor desenvolvimento das pessoas e das equipes do Tribunal. As atividades estão sendo acompanhadas pelo Subcomitê de Atenção Integral à Saúde e pela Seção de Saúde Mental, ligada à Divisão de Saúde do TRT-6.

Estavam presentes na abertura da pesquisa na manhã desta sexta, a desembargadora Gisane Barbosa de Araújo, que é coordenadora do Subcomitê de Atenção Integral à Saúde do TRT-6; o secretário-geral da Presidência, Antiógenes Carneiro Pereira Filho; a chefe da Seção de Saúde Mental, Michelle Rangel; e a servidora da Divisão de Saúde Cláudia Andrade.

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto/foto: Fábio Nunes