Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Segue programação do Memorial do TRT-6 dentro da 22ª Semana de Museus

Foto de quem participou da visita dentro do Memorial do TRT-6

Durante a 22ª Semana de Museus, além das programações previstas para esta quinta e sexta-feira (16 e 17/5), o Memorial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região intensificou a visitação de universidades e escolas ao museu. Alunas e alunos do 10º período do curso de Direito da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (Aesa) compareceram, na manhã dessa quarta-feira (15/5), ao Memorial do TRT-6. O grupo estava acompanhado pelo professor da disciplina de Prática Jurídica Trabalhista Mickael Ferreira.

As/os estudantes iniciaram a visita pelo arquivo, conhecendo as atividades desenvolvidas e procedimentos realizados na manutenção e conservação da documentação histórica do TRT-6. Em seguida, o grupo explorou a exposição permanente intitulada "Lugares da Memória Trabalhista: 80 anos de Justiça Social", percorrendo a linha histórica da Justiça do Trabalho no Estado e no Brasil.

A atividade contou com a presença da desembargadora aposentada Eneida Melo Correia de Araújo, defensora incansável da memória e da história do Judiciário Trabalhista. A magistrada é, inclusive, membro do Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho. Na ocasião, a desembargadora fez uma breve explanação acerca do papel fundamental da preservação da história para a compreensão da sociedade. Por fim, quem estava presente participou de um sorteio de livros de temática trabalhista. 

As visitas guiadas servem para ampliar o entendimento que os museus são muito mais do que espaços privilegiados para guardar e preservar a memória e a cultura em forma de arte e de documentos históricos. São também espaços para a formação cultural e acadêmica, criando importantes laços de conhecimento que aumentam a percepção de mundo e ajudam a criar questionamentos acerca da relação entre o direito e a sociedade.

E a programação da semana dos museus continua. Ainda encontram-se abertas as inscrições para:

Oficina - O uso de processos trabalhistas permanentes no ensino de História
Público: estudantes de graduação em história
Datas: 16 de maio
Horário: 14h
Inscrições: https://f orms.gle/q4Xpd5r6i1P2SDUV8

Palestra - 20 anos de Convênio entre o TRT-6 e a UFPE
Público: aberto ao público em geral
Datas: 17 de maio
Horário: 14h
Inscrições: https://forms.gle/Vn9NsWHNZJqxP5hJ8

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida reprodução mediante citação da fonte
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e Foto: Cortesia (Memorial do TRT-6)