Publicada em 20/05/2024 às 13h21 (atualizada há 21/05/2024 - 14:07)
Começou nesta segunda-feira (20/5) a 8ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. A ação segue até sexta-feira (24/5) e tem como objetivo promover um verdadeiro mutirão para solucionar processos do Judiciário Trabalhista por meio do diálogo mediado. A semana temática é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e conta com o apoio do Tribunal Superior do Trabalho e dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho.
Guia da Conciliação Trabalhista. (.pdf 921.58 KB)
Ainda dá tempo de inscrever processos para tentar encerrar a disputa trabalhista com base na negociação entre as partes. Em Pernambuco, quem tiver interesse em pedir uma audiência para buscar o acordo deve procurar a Vara do Trabalho onde sua ação tramita ou entrar em contato com o Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) da sua região. Os contatos das VTs e dos centros de conciliação do TRT-6 estão disponíveis na aba "Contato", na seção “Fale Conosco”, do site www.trt6.jus.br. É possível, ainda, fazer o pedido preenchendo o formulário eletrônico em https://apps.trt6.jus.br/querConciliar/cadastrar.
Confira o álbum de fotos da Semana
Vale lembrar que as partes podem pedir a conciliação durante qualquer período do ano e não apenas na Semana Nacional, além de poder pedir a conciliação do conflito em qualquer fase do processo, independentemente se você for trabalhador/a ou empregador/a.
Edição passada
Na mobilização de 2023, o TRT-6 homologou 1.114 processos nos cinco dias do evento. Foram R$ 19 milhões pagos em razão de acordos e mais dois milhões em arrecadação – grande parte direcionada ao INSS. Aproximadamente, 12 mil pessoas foram atendidas durante a Semana da Conciliação do ano passado. Este ano, a meta é avançar ainda mais nesses números, beneficiando mais pessoas.
----
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida reprodução mediante citação da fonte
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Foto: Roberta Mariz