Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Começa Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

foto de várias pessoas usando a camisa da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista
Começou nesta segunda-feira (20/5) a 8ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. A ação segue até sexta-feira (24/5) e tem como objetivo promover um verdadeiro mutirão para solucionar processos do Judiciário Trabalhista por meio do diálogo mediado. A semana temática é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e conta com o apoio do  Tribunal Superior do Trabalho e dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho.

Guia da Conciliação Trabalhista. (.pdf 921.58 KB)

Ainda dá tempo de inscrever processos para tentar encerrar a disputa trabalhista com base na negociação entre as partes. Em Pernambuco, quem tiver interesse em pedir uma audiência para buscar o acordo deve procurar a Vara do Trabalho onde sua ação tramita ou entrar em contato com o Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) da sua região. Os contatos das VTs e dos centros de conciliação do TRT-6 estão disponíveis na aba "Contato", na seção “Fale Conosco”, do site www.trt6.jus.br. É possível, ainda, fazer o pedido preenchendo o formulário eletrônico em https://apps.trt6.jus.br/querConciliar/cadastrar.

Confira o álbum de fotos da Semana

Vale lembrar que as partes podem pedir a conciliação durante qualquer período do ano e não apenas na Semana Nacional, além de poder pedir a conciliação do conflito em qualquer fase do processo, independentemente se você for trabalhador/a ou empregador/a.

Edição passada

Na mobilização de 2023, o TRT-6 homologou 1.114 processos nos cinco dias do evento. Foram R$ 19 milhões pagos em razão de acordos e mais dois milhões em arrecadação – grande parte direcionada ao INSS. Aproximadamente, 12 mil pessoas foram atendidas durante a Semana da Conciliação do ano passado. Este ano, a meta é avançar ainda mais nesses números, beneficiando mais pessoas.

----

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida reprodução mediante citação da fonte

Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)

Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)

imprensa[at]trt6.jus[dot]br

Foto: Roberta Mariz