Publicada em 23/05/2024 às 16h44 (atualizada há 24/05/2024 - 10:52)
Na última quarta-feira (22/5), o Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (LIODS/TRT6) realizou, com apoio da Escola Judicial do TRT-6, o Encontro de Inovação, Transformação e Atitude - EITA! 2024. O objetivo foi debater problemas críticos enfrentados pelo Tribunal, gerando propostas inovadoras, de modo a fomentar a cultura de inovação no órgão.
Para o chefe da Divisão de Inovação do Regional, Ricardo Scholz, o evento foi uma excelente oportunidade para o intercâmbio de ideias e experiências e para a construção coletiva de soluções criativas e eficientes, em especial porque juntou participantes de diferentes cargos e setores do TRT-6, bem como da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco, do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco e dos laboratórios de inovação da Justiça Federal de Pernambuco, do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco e do Tribunal de Justiça de Pernambuco.
O vice-presidente e coordenador do Subcomitê de Inovação do TRT de Pernambuco, desembargador Sergio Torres Teixeira, realizou a abertura e falou que, muitas vezes, é necessário “destruir” – um método de trabalho enraizado, por exemplo – para “transformar” – trazer mais eficiência, celeridade, qualidade etc. A coordenadora da Ejud-6, juíza Wiviane Souza, por sua vez, reforçou a importância de uma cultura de inovação no Poder Judiciário.
O evento seguiu com a palestra “Grandes Perrengues, Pequenas Vitórias: Insights nada convencionais para inovar no Poder Judiciário”, de João Guilherme, que possui doutorado em Educação e integra o IDEIAS, que é o laboratório de inovação do TJPE.
Depois, os participantes se dividiram em seis equipes e iniciaram uma oficina de Design Thinking. Cada um dos grupos escolheu um dos três macrodesafios propostos: "Celeridade na execução", "Atendimento em varas virtuais" e "Integração de dados com outros órgãos ou entidades" e trabalhou para encontrar sugestões inovadoras. Ao final, essas novas ideias foram apresentadas e o LIODS investigará a possibilidade de implementar as propostas.
Os macrodesafios surgiram de entrevistas prévias realizadas pelo LIODS com representantes da OAB-PE e do MPT-PE, bem como diretores e diretoras de varas do trabalho de Pernambuco.
A oficina recebeu o nome de OXE - Oficina eXperimental de Exploração – e teve a temática do famoso desenho dos anos 1980 Caverna do Dragão: nele, o grande objetivo era encontrar um caminho, uma solução para voltar para casa.
A capacitação foi conduzida pelos servidores da Divisão de Inovação do TRT-6 Ricardo Scholz e Filipe Guerrero,com o apoio das laboratoristas voluntárias Lívia Maria Cruz Mota, Fátima Porto e Sandra Cristina Pereira de Almeida.
-----
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e fotos: Cortesia