Publicada em 31/05/2024 às 11h39 (atualizada há 31/05/2024 - 12:07)
O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Fábio André de Farias, acompanhado da secretária da Corregedoria Regional, Renata Maranhão, e integrantes da equipe, realizou, no dia 22 de maio, correição ordinária na 2ª Vara do Trabalho de Olinda. Também participaram a juíza titular, Martha Cristina do Nascimento Cantalice, o magistrado substituto, Airam Clemente Torres de Araújo, o diretor de Secretaria, Lailton Alves, além das servidoras e dos servidores lotadas/os na Unidade.
Na leitura do resumo da ata, destacou-se que todos os prazos médios aferidos para o período correicionado se encontram abaixo da média do Regional, das Varas da Região Metropolitana e da média nacional, razão pela qual o Corregedor parabenizou a Unidade. Sendo eles:
-Do ajuizamento da ação até a prolação de sentença: 58
-A partir do ajuizamento da ação até a realização da 1ª audiência: 33
-A partir da realização da 1ª audiência até o encerramento da instrução processual: 25
-A partir da conclusão até a prolação da sentença: 8
-Do início ao encerramento da liquidação: 111
-Do início da execução até a sua extinção: 385
-Do ajuizamento da ação até o arquivamento definitivo: 767
Ressaltou-se, na oportunidade, que a Vara do Trabalho atingiu todas as metas estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2023, quais sejam: 1, 2, 3 e 5.
Quanto ao Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGEST), observou-se que a Unidade progrediu em comparação ao lapso anterior em relação aos mesoindicadores acervo, celeridade e taxa de congestionamento.
Após exame por amostragem, de processos digitais das carteiras que integram a Secretaria da Vara, constatou-se uma boa organização das seguintes tarefas que integram o fluxo do PJ-e: “Comunicações e Expedientes”, “Prazo vencido”, “Cumprimento de Providências” e “Escaninho”.
Ao final, o desembargador agradeceu em nome da administração do Tribunal o relevante trabalho prestado pela Unidade, como também proferiu elogios à equipe, à magistrada e ao magistrado, e ainda a toda equipe de Correição. Registrou também a melhoria, no último ano, de todas as taxas e prazos médios do Tribunal, de modo que o histórico remete ao sentimento de muito orgulho do trabalho realizado.
A servidora da Corregedoria, Paula Yuriko Shimoya Suguimoto, agradeceu em nome da equipe, ressaltando que os bons resultados são do TRT-6, ou seja, de todos que compõem o Tribunal. Acrescentou que boa parte das nossas vidas passamos no trabalho e que um ambiente mais agradável e colaborativo impacta positivamente no dia a dia.
Concedida a palavra a todos os presentes pelo corregedor, a juíza titular, o juiz substituto e o diretor da Secretaria não se manifestaram.
Presentes na Unidade Jurisdicional as advogadas Thelma Maria Moura Marques, OAB/PE 16.886 e Karolleyne Oliveira, OAB/PE 32.831, e o advogado Herbert Melo, OAB/PE 45.865, que proferiram elogios ao trabalho desempenhado por servidoras e servidores, magistrada e magistrado da Vara, notadamente pela pontualidade dos atos processuais, presteza, rapidez e agilidade.
Encerrados os trabalhos, o corregedor regional, desembargador Fábio André de Farias, agradeceu a acolhida e a colaboração prestada pelas servidoras e pelos servidores da Vara.
-----
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6) / Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e foto (cortesias): Corregedoria Regional do TRT-6