Publicada em 17/06/2024 às 15h24 (atualizada há 17/06/2024 - 15:47)
Nesta segunda-feira (17/6), o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região lançou o cordel A Linguagem Simples na Justiça do Trabalho: A linguagem da justiça sem pantim nem arrodeio, (.pdf 1.18 MB) de autoria do servidor e poeta Eugenio Jerônimo e capa do xilogravurista J. Borges. A obra é um incentivo para estimular que as decisões judiciais e toda a comunicação do Tribunal com a sociedade seja feita de forma direta e de fácil compreensão para todos os cidadãos e todas as cidadãs. Confira o álbum de fotos.
À bancada do Pleno do TRT-6 e a convidados e convidadas que estavam na plateia da sala de sessões do Pleno, o servidor, declamou:
“Eu sei que o assunto rende,
Mas a última vou dizer.
Uma Justiça inclusiva
Só é possível fazer
Quando a Justiça falar
E todo mundo entender.”
A iniciativa integra as ações do Tribunal alinhadas ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça. Além dela, já foram realizadas capacitações, lançada a cartilha Linguagem Simples na Justiça do Trabalho e elaboradas decisões judiciais com resumo em linguagem mais acessível e/ou representações visuais que facilitam a compreensão (Visual Law).
A gestora do Pacto no TRT-6, juíza Wiviane Souza, convidou todos e todas do TRT-6 a terem esse compromisso com a linguagem simples, pois isto também representa acesso à Justiça. “Quero parabenizar a todos que se engajaram com a produção desse cordel e já adiantando que eu achei maravilhoso”, falou a desembargadora presidente, Nise Pedroso Lins de Sousa. O evento finalizou com apresentação do coral Vozes Mulheres, grupo formado por magistradas, servidoras e terceirizadas do TRT-6.
Íntegra do material da linguagem simples:
- Cordel A Linguagem Simples na Justiça do Trabalho: A linguagem da justiça sem pantim nem arrodeio (.pdf 1.18 MB)
- Cartilha Linguagem Simples na Justiça do Trabalho
- Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples
- Álbum de fotos
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Helen Moreira / Fotos: Roberta Mariz