Publicada em 01/07/2024 às 10h37
O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Fábio André de Farias, acompanhado da Secretária da Corregedoria Regional, Renata Maria Pessôa Maranhão de Lima e de demais integrantes da Equipe, realizou, no dia 11/6, correição ordinária na 2ª Vara do Trabalho de Nazaré da Mata.
Registrou-se a presença do juiz titular, Aurélio da Silva, do diretor de Secretaria, José Joaquim de Santana Filho, além das demais servidoras e servidores lotados na Unidade e na Corregedoria.
Na leitura do resumo da ata, houve destaque para os seguintes prazos médios da Unidade, os quais estão abaixo da média do Regional, das Varas da Mata Norte e da média nacional:
- 4 dias da conclusão do processo até a prolação de sentença;
- 34 dias do ajuizamento da ação até a prolação de sentença;
- 23 dias do ajuizamento da ação até a realização da 1ª Audiência;
- 10 dias da realização da 1ª Audiência até o Encerramento da Instrução Processual;
- 59 dias do início ao encerramento da liquidação;
- 181 dias do início da execução até a sua extinção;
- 145 dias do ajuizamento da ação até o arquivamento definitivo.
Ressaltou-se, na oportunidade, que a 2ª Vara do Trabalho de Nazaré da Mata atingiu todas as metas estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2023, quais sejam: 1, 2, 3 e 5.
Ademais, consoante dados obtidos do e-Gestão, no período de Referência de 1º/7/23 a 30/4/24, a Unidade alcançou o percentual de 90,8% de sentenças líquidas.
Quanto ao IGEST, observou-se que a Unidade progrediu em comparação ao lapso anterior em relação aos mesoindicadores acervo, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento.
Constatou-se uma ótima organização das principais tarefas que integram o fluxo do PJe.
O corregedor passou a palavra à servidora Ana Claudia de Souza Melo para apresentação do Projeto TRT Saúde Itinerante. Esta agradeceu ao Desembargador e à equipe da Corregedoria pela acolhida do projeto. Destacou que o plano de saúde é da “família do Tribunal”, e que a conversa individualizada, na oportunidade, é uma troca de experiências e possibilita a escuta de sugestões de melhoria. Afirmou que a equipe da autogestão objetiva o melhor que o TRT Saúde pode oferecer.
A secretária da Corregedoria, Renata Maranhão, falou em nome da equipe destacando que a gestão do desembargador Fábio trouxe uma nova visão para o significado das correições e da relação da Corregedoria com as Unidades, que pode ser representada pela palavra “cooperação”. Ressaltou que, com os painéis de gestão desenvolvidos pela Corregedoria, o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelas Varas se dá de forma permanente e diária. Registrou gratidão por participar desta gestão da Corregedoria e poder entender o funcionamento das Unidades sob o ponto de vista da Administração do Tribunal.
O desembargador corregedor, de início, enfatizou o papel importantíssimo dos servidores e servidoras da Corregedoria ao longo da gestão, que sem eles nada teria sido possível. Quanto à Correição, lembrou o dever legal de realizar o ato, e que na oportunidade tem, sobretudo, o prazer de reencontrar os/as colegas. Em seguida, agradeceu em nome da Administração do Tribunal o relevante trabalho prestado pela unidade, como também proferiu elogios à equipe e ao magistrado, e ainda às integrantes e aos integrantes da equipe de Correição do Regional. Registrou a melhoria, no último ano, de todas as taxas do Tribunal como um todo, de modo que o histórico nos remete a sentir muito orgulho do trabalho realizado.
O juiz titular da Vara do Trabalho, Aurélio da SIlva, falou do prazer de receber o desembargador Fábio que, com o seu perfil dinâmico, mostrou que é possível realizar boas modificações nos trabalhos desenvolvidos. Complementou que a atual gestão deixará um bom legado, principalmente por transformar o ato de correição de pontual em permanente e diário. Agradeceu à secretária da Corregedoria, Renata Maranhão, e aos demais colegas pelo trabalho realizado em prol do 1º grau de jurisdição. Agradeceu empenhadamente aos servidores e às servidoras da Vara, ressaltando que o bom resultado é fruto de um grande e zeloso trabalho e, por fim, desejou sucesso ao corregedor.
O diretor da Secretaria, José Joaquim de Santana Filho, reiterou gratidão à sua equipe com destaque para o seu comprometimento, bem como agradeceu à Corregedoria, pelo trabalho difundido, notadamente pelos painéis que ajudam na gestão da Unidade.
A servidora Milena Paiva Alves Maciel registrou que, por circunstâncias da vida, vai deixar a unidade, mas que foi muito bem recebida e que gostou do trabalho realizado, agradecendo a todos e todas.
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e foto: Corregedoria Regional (cortesia)