Publicada em 03/07/2024 às 09h58 (atualizada há 03/07/2024 - 10:04)
Nessa terça-feira (2/7), o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, no exercício da Presidência, desembargador Sergio Torres, prestigiou o evento de comemoração dos 200 anos de aniversário da Confederação do Equador. Promovida pelo Governo do Estado de Pernambuco, a homenagem aconteceu no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda.
A cerimônia reuniu a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, a vice, Priscila Krause, a senadora Teresa Leitão, a deputada estadual Debora Almeida e diversas autoridades do Legislativo, Executivo e Judiciário. Também estiveram presentes representantes do mundo acadêmico.
Na homenagem houve apresentações culturais da rede pública de ensino e uma peça encenando a história do líder da Confederação do Equador, Frei Caneca.
Confederação do Equador – O movimento começou em Pernambuco, com objetivo principal de implantar o regime republicano no Brasil. A revolta é considerada um marco nas conquistas democráticas nacionais. Reprimido pelo Império, o levante teve o seu líder, Frei Caneca, executado em 1825. A data que marca o início da revolução é dois de julho de 1824, por isso, neste ano de 2024, está sendo celebrado o bicentenário.
--------
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto/Fotos: Eugenio Jerônimo