Publicada em 13/08/2024 às 11h14
A 13ª Jornada Institucional da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região iniciou nessa segunda (12/8) e seguirá até a sexta-feira (16/8), promovendo capacitações para os magistrados e magistradas do TRT-6.
A mesa de abertura foi composta pela presidente do Tribunal, desembargadora Nise Pedroso Lins de Sousa; pelo diretor, pelo vice-diretor e pela coordenadora da Ejud-6, respectivamente os desembargadores Eduardo Pugliesi e Ivan de Souza Valença Alves e a juíza Wiviane Maria Oliveira de Souza; pela procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco, Ana Carolina Vieira; e pela juíza integrante da diretoria da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região, Kátia Keitiane da Rocha Porter.
No primeiro momento, quem estava participando pôde aprender um pouco mais sobre boas práticas no uso da inteligência artificial no Poder Judiciário. O palestrante, assessor de desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco Jaime Zacarias, apresentou diferentes softwares de inteligência artificial, mais especificamente aqueles que utilizam Large Language Model, isto é um modelo de IA treinado a partir de uma extensa base de dados, que podem gerar textos coerentes e semelhantes àqueles produzidos por seres humanos. A ferramenta pode ser útil, por exemplo, para apresentar um resumo de jurisprudências sobre determinado assunto ou transcrever o que foi falado em um vídeo.
Para o palestrante, a IA não vem para substituir os profissionais de Direito e sim para ser uma importante ferramenta para combinar a capacidade analítica da máquina, com a capacidade intelectual e criativa dos seres humanos. Em sua experiência pessoal utilizando a tecnologia nas rotinas de trabalho, ele concluiu que sua produtividade aumentou, mas reforçou que é fundamental a revisão acurada dos conteúdos trazidos pela inteligência artificial.
À tarde, o tema da capacitação foi Projeto de vida: assumindo a autoria na promoção da vida desejada, ocasião em que a psicóloga Mazira Novaes apresentou estudos sobre longevidade e bem-estar, expressando que o alcance de ambos tem relação com diferentes aspectos da vida, mas que a construção e preservação de bons relacionamentos (família, amigo/as) são pontos chaves. Outras questões são: trabalho, vida financeira, saúde, lazer e desenvolvimento pessoal (aprender coisas novas, campo da espiritualidade e trabalho voluntário). A palestra também abordou a importância de se planejar para a aposentadoria.
Durante os próximos dias da Jornada, magistradas e magistrados do TRT-6 terão acesso a capacitações sobre assédio, segurança cibernética, linguagem simples, entre outras. O último dia, 16/8, também está aberto para a participação de servidoras e servidores da instituição, quando novamente será tratado o tema da IA, mas especificamente em relação à subordinação jurídica. Quem realizará a palestra será o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Augusto César.
Transporte - Em razão da indisponibilidade de vagas de estacionamento na Escola Judicial, uma van faz o percurso TRT-6 - Ejud-6 – TRT-6 todos os dias, saindo às 8h30 (manhã) e retornando 17h30 (tarde) de segunda a quinta; e 12h30 (tarde) na sexta-feira.
Exames periódicos - Durante toda a semana, haverá equipe da Divisão de Saúde do TRT-6 na sede da Ejud-6 para receber e analisar resultados dos exames médicos de magistradas e magistrados e também para fornecer as requisições, caso necessárias.
ODS - A Agenda 2030 da ONU é um plano global para que seja alcançado, em 2030, um mundo melhor para todos os povos e nações. A Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York, em 2015, da qual participaram 193 estados membros, estabeleceu 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), compromissos que envolvem a adoção de medidas ousadas e essenciais para a promoção do Estado de Direito, dos direitos humanos e da responsividade das instituições políticas e sociais.
Serviço: 13ª JORNADA INSTITUCIONAL DA EJUD-6
Período: De 12 a 16 de agosto de 2024
Local: Auditório Desembargadora Maria do Socorro Emerenciano (Rua Quarenta e Oito, 149, 1º andar, Espinheiro)
Horário: abertura às 8h30; de segunda a quinta das 9 às 12h e das 14h às 17h; sexta, das 9h às 12h
Carga horária total: 32 horas-aula
Público-alvo: magistrados e magistradas do TRT-6 (também servidores e servidoras no último dia)
---
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Helen Moreira / Fotos: Roberta Mariz