Publicada em 05/09/2024 às 12h03
Nesta quinta-feira (5/9), a bancada da 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região foi marcada pela presença feminina, pois foram quatro magistradas atuando no colegiado - as desembargadoras Gisane Barbosa de Araújo (presidiu a sessão) e Ana Cláudia Petruccelli de Lima e as juízas convocadas, Ana Cristina da Silva (titular da 1ª Vara do Trabalho de Olinda) e Ana Maria Soares Ribeiro de Barros (titular da VT de Limoeiro) - e uma procuradora do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco, Maria Ângela Lobo Gomes.
O TRT-6 é uma instituição que se destaca pelo equilíbrio na participação de homens e mulheres em todas as suas esferas. Conforme o Painel de Acompanhamento da Participação Feminina e Masculina do TRT-6, mulheres ocupam 54,7% no quadro da magistratura e 51,4% dos cargos de servidor/a público/a. Pouco mais da metade das funções e cargos comissionados também estão ocupados por mulheres.
No Regional Trabalhista de Pernambuco, elas atuam em variados espaços, com funções relacionadas a áreas diversas como a do Direito, Recursos Humanos, Comunicação, Saúde ou aquelas menos tradicionais ao gênero, como Segurança, Tecnologia da Informação e Transporte.
Além disso, há um esforço para que a equidade de gênero ultrapasse os muros do TRT-6. O Tribunal possui um Subcomitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina e encabeça ações que impactam a sociedade além da esfera interna, por exemplo: assinou acordo para a contratação de terceirizadas em situação de vulnerabilidade econômica e social; doou bens para serem utilizados pela Secretaria da Mulher de Pernambuco; e gerencia um repositório com indicação de mulheres juristas.
Cabe destacar também que o Tribunal mantém uma preocupação constante com o enfrentamento da violência doméstica, de modo tal que, frequentemente, realiza palestras e outras formas de orientação sobre esse assunto, e mantém um programa interno para apoiar vítimas desse tipo de agressão: o Programa Estamos Todas Juntas – Proteção de mulheres do TRT-6 vítimas de violência doméstica.
-----
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Helen Moreira / Foto: Jéssica Marques