Publicada em 24/09/2024 às 15h52
O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Fábio André de Farias, acompanhado da secretária da Corregedoria Regional, Renata Maria Pessôa Maranhão de Lima, e de demais integrantes da equipe, realizou, no dia 6/9, correição ordinária na 6ª Vara do Trabalho do Recife.
Registrou-se a presença da juíza titular da VT, Ester de Souza Araujo Furtado, do juiz substituto Fernando Sukeyosi, da diretora de Secretaria, Daniella Andrade de Oliveira D Assumpcao Torres, do estagiário, Caio Lucca de Melo Machado, além das demais servidoras e servidores lotados na Unidade e na Corregedoria.
No momento da realização da correição restou assentado que atualmente, o prazo médio da conclusão do processo até a prolação de sentença está em 26 dias, estando pouco acima da média do Regional, da média das Varas da Capital e abaixo da média nacional.
Conforme informado pela diretora, são realizadas audiências de segunda a sexta-feira. Acrescentou que atualmente, por dia, estão sendo incluídas 7 instruções ou audiências unas, diariamente, em pauta, além das audiências para encerramento de instruções, estas limitadas a 3 encerramentos por dia de pauta.
Na oportunidade, verificou-se que a Vara atingiu as metas 1, 2 e 5 estabelecidas pelo CNJ para 2023.
Em análise à expedição de alvarás, a Corregedoria verificou que, em consulta ao relatório gerencial disponível no PJe, havia 23 processos com o chip “Expedir alvará”, estando o mais antigo com data de 26/8.
Quanto ao IGEST, no âmbito deste Regional, em relação ao período de 1º/7/23 até 30/6, observou-se que a Unidade progrediu em comparação ao lapso anterior em relação aos mesoindicadores celeridade e produtividade.
Ao final, o desembargador corregedor agradeceu, em nome de toda a equipe da Corregedoria, bem como em nome da Administração do Tribunal, pelo relevante trabalho prestado pela Unidade. Na ocasião, demonstrou no painel da Corregedoria os números extraídos do sistema Observatório, que demonstram uma melhora efetiva no desempenho do TRT6, notadamente a partir de 2022, de modo que o histórico nos remete a sentir muito orgulho do trabalho realizado. O corregedor mencionou também o recente Prêmio Destaque recebido pelo Regional da Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho - 2º Lugar entre os Tribunais de Médio Porte.
A juíza titular da 6ª VT, Ester de Souza Araújo Furtado, manifestou agradecimentos à Corregedoria pelo apoio e suporte aos trabalhos da Unidade; parabenizou sua equipe, em nome da diretor, por todo o esforço na realização das atividade e nos serviços prestados; e desejou boas vindas ao juiz substituto, Fernando Sukeyosi.
O referido magistrado, por sua vez, agradeceu à 6ª Vara, por sua primeira designação no Regional, bem como ao corregedor, pela postura humana, além de ressaltar a colaboração dos paineis e sistemas de controle de processos, disponibilizados pela Corregedoria. Indicou que a correição é uma oportunidade para saber se a Vara segue no caminho certo. Destacou que espera somar esforços com a equipe para entregar uma prestação jurisdicional cada vez melhor.
A diretora de Secretaria, Daniella Andrade de Oliveira D Assumpcao Torres, agradeceu à magistrada titular pela confiança e à equipe, por ter “vestido a camisa”, registrando que, numa autoavaliação, já é perceptível a melhora da Unidade, e que se sente muito feliz. Manifestou agradecimentos à Corregedoria por todo o apoio, sendo certo que quando procurou ajuda nunca voltou com a “cesta vazia”, e que infelizmente a gestão acabará em dois anos. Renovou gratidão à juíza Ester, a Caio, e desejou boas vindas ao juiz substituto Fernando.
Passada a palavra ao assistente de diretor, Leonardo Jose Coelho Trigueiro, este verbalizou agradecimentos ao desembargador Fábio Farias pelo apoio e diretrizes ao trabalho realizado na Vara, destacando que toda a equipe da Corregedoria é muito boa e que queria que esta gestão permanecesse. Agradeceu também à equipe da 6ª Vara, pedindo desculpas se porventura tenha se excedido com as palavras, e, ao final, desejou boas vindas ao novo Magistrado.
O Estagiário Caio Lucca de Melo Machado agradeceu a todos e todas da Unidade, principalmente à diretora, asseverando que é um ambiente perfeito para aprender, e que espera retribuir da mesma forma. Destacou ainda que sempre observa os paineis disponibilizados pela Corregedoria, a fim de poder ajudar cada vez mais.
O servidor José Evandro Lobo de Souza ratificou as palavras da diretora, no sentido de que a Vara está no caminho certo de crescimento, e afirmou que compartilha com o pensamento do servidor Leonardo. Por fim, agradeceu a receptividade da equipe com a sua chegada à Unidade.
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e Foto: Corregedoria Regional (cortesia)