Publicada em 26/09/2024 às 16h03
O Coordenador do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco, desembargador Paulo Alcantara, recebeu em seu gabinete, na tarde da quinta-feira (26/9) visita institucional da Polícia Rodoviária Federal, para tratar da inclusão da PRF no GTETP-PE. A instituição foi representada pelo seu superintendente regional, Alexandre Rodrigues, e pela sua presidente da Comissão Regional de Direitos Humanos, Priscila Villanueva.
A PRF é mais uma importante adição ao grupo, que combate o tráfico de pessoas em Pernambuco, trabalhando, juntamente com outros grupos, órgãos e entidades da sociedade civil, nacionais e internacionais, no combate a esse crime, que atenta contra a própria dignidade da pessoa humana.
Combate ao Tráfico de Pessoas no TRT-6 - As ações de enfrentamento ao tráfico de pessoas já são desenvolvidas no Regional há mais de dois anos. Em 2022, o desembargador Paulo Alcantara convidou representantes da ONG Freedom Fund, que estavam no Recife, a visitarem o TRT-6. Naquele momento, surgia uma parceria que vem resultando em significativas realizações até hoje. No mesmo ano, o TRT-6 promoveu o workshop "Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco", organizou o curso "Combate ao Tráfico de Pessoas" e sediou o "Seminário Internacional sobre Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Brasil e nos Estados Unidos"
Em 2023, foi criado o Grupo de Trabalho de Formação e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco, que reúne entidades ligadas à repressão desse tipo de prática. Entre as instituições-membro estão o TRT-6, MPT-PE, Freedom Fund, Heal Trafficking, Governo do Estado de Pernambuco, GTP+, Gestos, UFPE, Unicap, OIM, Coletivo Mulher Vida, Prefeitura do Recife, Defensoria Pública da União, Gecria e Cáritas Brasil.
Entre as ações do GT, no ano passado, estão a realização da live "Juntos Contra o Trabalho Escravo Contemporâneo", o lançamento do cordel sobre a história de Pureza Lopes Loyola – símbolo no combate à escravidão moderna no Brasil, a segunda edição do workshop "Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas" e o lançamento da versão em português do "Guia para desenvolver uma resposta às vítimas do tráfico de pessoas em ambientes de assistência à saúde", com produção da Heal Trafficking.
Este ano, já aconteceram o Seminário “Redes Conectadas para Prevenir, Proteger e Responsabilizar”, o "I Simpósio sobre Tráfico de Pessoas" e, recentemente, o “II Seminário Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”.
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Silvio Britto / Fotos: Roberta Mariz