Publicada em 30/09/2024 às 09h13
Membros do Grupo de Trabalho de Formação e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco realizaram mais um encontro, reunindo, de forma híbrida, entidades ligadas ao combate a esse tipo de crime no estado. A reunião ocorreu na manhã desta sexta-feira (27/9), na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região.
Na ocasião, os integrantes debateram o desenho de um fluxo de atendimento e assistência às vítimas locais do tráfico de pessoas. A discussão incluiu como definir atribuições das instituições da rede de enfrentamento, conhecer boas práticas nacionais relacionadas ao tema e identificar atores governamentais e da sociedade civil envolvidos na causa.
Como encaminhamento da reunião, as instituições participantes deverão ampliar as pesquisas e estudos, identificando fluxos nacionais e internacionais, a fim de potencializar o desenho do fluxo a ser apresentado ao Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O próximo encontro será realizado em novembro, para aprimoramento e ajustes no desenho do fluxo proposto.
O encontro, nos formato presencial e on-line, contou com a participação do coordenador do Comitê Estadual Judicial de Enfrentamento à Exploração do Trabalho em Condição Análoga à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco do CNJ, desembargador Paulo Alcantara; Jaime Januário (TRT-6), Anália Ribeiro (Freedom Fund), Beatriz Gibson (SDS), Gicélia Souza (Coletivo Mulher Vida), Rebeca Canal (Exodus Road), Daniela Florêncio e Mona Mirella (Cáritas), Clarissa (OIM) e Renato Lira (UFPE).
GT
O Grupo de Trabalho de Formação e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco, que reúne entidades ligadas à repressão desse tipo de prática, é coordenado pelo desembargador Paulo Alcantara. Entre as instituições-membro estão o TRT-6, TJPE, MPT-PE, Freedom Fund, Heal Trafficking, Governo do Estado, GTP+, Gestos, UFPE, Unicap, OIM, Coletivo Mulher Vida, Prefeitura do Recife, Defensoria Pública da União, Gecria e Cáritas Brasileira.
---
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida reprodução mediante citação da fonte
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto/foto: Fábio Nunes