Publicada em 30/09/2024 às 16h47
O Memorial da Justiça do Trabalho da 6ª Região promoveu, na tarde da sexta-feira (27/9), a roda de conversa Museus, Acessibilidade e Inclusão. O encontro fez parte da participação do Memorial na 18ª Primavera dos Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
A roda de conversa contou com a participação de três palestrantes que debateram temas relacionados à inclusão e acessibilidade. Trocaram ideias também sobre experiências no mercado de trabalho, programas de aprendizagem e o papel da inclusão em diversos espaços.
O coordenador de Gestão Documental e Memória do TRT-6, Ricardo Rezende, destacou a importância do encontro. “Bem oportuno o tema da conversa, pois é uma realidade que muitas vezes é invisibilizada. Por isso, é muito importante estar discutindo aqui hoje”, disse.
Já a jovem aprendiz do TRT-6 Elis Regina Araújo de Castro, pessoa com síndrome de Down, destacou pontos sobre o mercado de trabalho para pessoas com deficiência: “Ser diferente não é nenhum empecilho para entrar no mercado de trabalho. Nunca desistam de sonhar. Nós conseguimos também. Tentem, encarem que vocês conseguem também”, incentivou.
Além de Ricardo e Elis Regina, participaram da conversa Jaqueline Oliveira, supervisora de Captação de Recursos e Relação Comercial da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil, responsável pelo Programa de Aprendizagem; Maria do Carmo Mesquita de Almeida, presidente da ONG Integrarte, Priscilla Mesquita, pessoa com síndrome de Down graduada em educação física, atuando como professora de dança e Pilates. Estas duas últimas, respectivamente, mãe e filha.
Na plateia, marcaram presença ainda a desembargadora aposentada Eneida Melo e a chefe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoal (unidade responsável pelo Programa de Aprendizagem do TRT-6), Andréa Leite Guedes Pereira.
Primavera dos museus
O Memorial do TRT-6 participa ativamente da 18ª Primavera dos Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que acontece de 23 a 29 de setembro. Com o tema Museus, Acessibilidade e Inclusão, o evento busca promover a valorização da diversidade e o acesso inclusivo à cultura. Além da palestra, a programação do Memorial da Justiça do Trabalho em Pernambuco contou ainda com visitas mediadas e exposição fotográfica.
-----
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Léo machado / Fotos:Jessica Marques