Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-6 realiza I Encontro Regional Nordeste de Nupemecs e Cejuscs da Justiça do Trabalho

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE) promoveu o I Encontro Regional Nordeste de Nupemecs e Cejuscs da Justiça do Trabalho, que ocorreu nesta quarta-feira (2/10), na Sala de Sessões do Pleno, sede do TRT-6, no Recife. O evento serviu para aproximar as equipes dos Centros de Conciliação da Região Nordeste com o intuito de formar um canal permanente de troca de experiências e boas práticas.

Abrindo o encontro, a presidente do TRT-6, desembargadora Nise Pedroso, falou do prazer em o Regional sediar um evento sobre conciliação. “Já fui coordenadora do Cejusc 2º Grau e do Nupemec, e sei o quanto as pessoas envolvidas com o tema são engajadas, alcançando ótimos índices de acordos. Assim, quero parabenizar o desembargador Sergio e toda sua equipe pela iniciativa em promover este excelente evento”.

Fazendo uso da palavra, o vice-presidente do Tribunal, desembargador Sergio Torres Teixeira, demonstrou o sentimento de alegria em congregar representantes dos nove TRTs do Nordeste. “Gratidão a vocês por terem aceito o convite para este intercâmbio de ideias. É motivo de orgulho tratar o que considero a mais relevante atribuição do sistema de justiça: resgatar a pacificação social”.

A chefe do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec), Patrícia Valença, fez uma breve apresentação sobre a estrutura e funcionamento dos oito Centros de Conciliação do TRT-6. Atualmente, o Tribunal conta com Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) em Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Goiana, Caruaru e Petrolina, além do Cejusc 2º Grau.

Conduzindo a primeira palestra do evento, a juíza auxiliar da Vice-Presidência do Tribunal Superior do Trabalho, Roberta de Melo Carvalho, falou sobre “O papel dos Cejuscs na transformação do sistema de justiça por meio do diálogo e da cooperação”. Em sua explanação, a magistrada destacou o relevante papel dos centros de conciliação em promover a cultura do acordo, reduzir o número de processos judiciais e garantir a celeridade na resolução de conflitos trabalhistas.

A apresentação cultural ficou a cargo do servidor da Coordenadoria de Comunicação Social do TRT-6 Eugenio Jerônimo, que declamou versos do cordel “A Linguagem Simples na Justiça do Trabalho: a linguagem da justiça sem pantim nem arrodeio, de sua autoria. A obra é um incentivo para estimular que sentenças e comunicações do Judiciário Trabalhista sejam de fácil compreensão para todas as pessoas.

Na sequência, aconteceu a palestra “O sistema multiportas e a difusão da mediação pré-processual noTRT-6: o Projeto Café com Cejusc”, com o vice-presidente e coordenador do Nupemec, Sergio Torres Teixeira, e com o assessor-chefe da Vice-Presidência, Paulo Roberto Gonçalves Cerqueira. Eles comentaram que a iniciativa visa ampliar o diálogo com a advocacia e a magistratura de primeiro grau para disseminar a cultura da mediação pré-processual.

O evento continuou à tarde, com a palestra “Metodologia do TRT-13 na identificação de processos com possibilidade de acordo no Cejusc 2º Grau”, conduzida pela vice-presidente, corregedora e coordenadora do Nupemec do TRT-13 (PB), desembargadora Herminegilda Leite Machado; e pela coordenadora de Inteligência e Gestão Negocial do TRT-13, Fernanda Silva de Lima. Em seguida, a supervisora dos Cejuscs 1º e 2º Graus do TRT-13, juíza Nayara Queiroz Mota de Sousa, abordou o tema “Conciliação judicial: uma metodologia humanista de resolução de conflitos. Logo depois, a coordenadora do Cejusc 1º Grau do TRT-21 (RN), juíza Simone Medeiros Jalil, apresentou o case “Urbana - uma abordagem bem sucedida”.

Também houve a explanação de boas práticas nos processos em recuperação judicial, com apresentação de integrantes do TRT-5 (BA): Mônica Aguiar Sapucaia (juíza coordenadora do Cejusc 1º Grau; Carlos Eduardo Nascimento de Almeida, chefe do Nupemec; e Cássia Marques Pina de Sá Teles, chefe do Cejusc 1º Grau). Encerrando o evento, aconteceu uma plenária com debates para a elaboração de uma carta programática de cooperação entre os Nupemecs e Cejuscs da Região Nordeste, a "Carta de Recife", que será assinada por todos os participantes.

Confira o albúm de fotos do evento.


Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Fábio Nunes / Fotos: Jéssica Marques, Maria Eduarda Vaz, Silvio Britto