Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

Correição ordinária na Secretaria de Distribuição de Mandados Judiciais

O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Fábio André de Farias, realizou, no dia 20/9/2024, correição ordinária na Secretaria de Distribuição de Mandados Judiciais, em encontro realizado no Gabinete da Corregedoria.

Além do desembargador e da assessora, Carolina Torres Figueirôa, também participaram a juíza do trabalho supervisora da Secretaria de Distribuição de Mandados Judiciais, Renata Conceição Nóbrega Santos, o chefe da Secretaria, Neuraci de Deus Lima, e servidores/as e oficiais/las de justiça lotados/as nas unidades.

Segundo informações prestadas pelo diretor da SDMJ, atualmente, a Secretaria é composta por 142 servidores, sendo seis servidores/as da área administrativa e 136 oficiais/las de justiça. Acrescentou que a Unidade funciona a partir de 7h30 até às 17h00, e o diretor comparece diariamente, salvo quando requisitado para reuniões na CRT ou outros órgãos do Regional.

Consoante leitura de ata de correição, restou verificado, via relatório gerencial extraído do Pje, a seguinte quantidade de mandados distribuídos para os/as Oficiais/las de Justiça por central de mandados, de um modo global: CENTRAL CAPITAL recebeu 56.875 e devolveu 54.111; a CENTRAL ZONA DA MATA recebeu 21.298 e devolveu 20.735; a CENTRAL AGRESTE E SERTÃO recebeu 10.691 e devolveu 10.067. Totalizando 88.864 mandados recebidos e 84.913 mandados devolvidos. 

Outrossim, registrou-se o quadro global dos mandados pendentes de distribuição, cumprimento e/ou devolução, no período de 1º/10/2023 até 16/9/2024, consoante seguintes números: 322 mandados pendentes de distribuição e 2.764 pendentes de cumprimento ou/devolução na Central Capital; quanto à Central Zona da Mata, foram 128 pendentes de distribuição e 563 pendentes de cumprimento e/ou devolução e finalmente quanto à Central Agreste e Sertão, foram 125 pendentes de distribuição e 624 de cumprimento e/ou devolução.

Cumpre ressaltar que, entre as atividades já desenvolvidas pelos/as Oficiais/las de Justiça, restou integrada, neste ano corrente, a atividade de pesquisa patrimonial por meio de ferramentas eletrônicas, regulamentado pelo Ato Conjunto TRT6 - GP - CRT Nº 21/2023, de 8 de janeiro de 2024.

Sobre este aspecto, o diretor da SDMJ registrou, que “a introdução da atividade de busca patrimonial através de ferramentas eletrônicas aos/às oficiais/las de Justiça, trouxe como consequência imediata, além de uma nova atribuição, uma expertise para atuação qualificada, em especial, na fase de execução. Desde a implantação dessa nova atividade, em 1º/3/2024, identificamos que o corpo de oficiais/las de justiça do TRT-6 assimilou essa nova atividade, depois de um início que trouxe muitas dúvidas e alguns receios. Atualmente pouquíssimos oficiais/las desempenham suas novas atribuições de forma lenta e dependente de orientação presencial constante, número esse de oficiais que não ultrapassa a quantidade de cinco”. Relatou, também, a necessidade de realização de curso, o que foi prontamente atendido pela Corregedoria e pela Escola Judicial deste Regional.

A Corregedoria verificou uma excelente organização dos trabalhos e excelente desempenho das funções desempenhadas pelos/as servidores/as que compõem a SDMJ.
Por fim, sendo dada oportunidade, às partes, advogados/as e demais interessados/as (público em geral), para a apresentação de relatos / reclamações / elogios, junto à equipe de correição, relativamente à Unidade, consoante previsão em Edital de Correição. 

A juíza supervisora da Secretaria de Distribuição de Mandados Judiciais, Renata Conceição Nóbrega Santos, expressou o sentimento de satisfação pela evolução dos trabalhos desenvolvidos na SDMJ no período da atual gestão, e pontuou o crescimento, relembrando as dificuldades iniciais e toda a construção para a melhoria do setor. 

Por outro lado, o diretor da SDMJ, Neuraci de Deus Lima, verbalizou agradecimentos aos/às servidores/as da Unidade, bem como ao desembargador corregedor Fábio André de Farias e também à servidora da Corregedoria, Carolina Figueirôa, enfatizando a dedicação ao trabalho, o diálogo estabelecido e o suporte fornecido. 

A Oficiala de justiça, Suyene de Carvalho Pessoa, prestou agradecimentos à Corregedoria e à equipe. 

A servidora da Corregedoria, Carolina Figueirôa, expressou elogios e agradecimentos ao setor. 

De igual forma, o desembargador corregedor proferiu elogios à magistrada supervisora da SDMJ, ao diretor, assim como aos/às oficiais/las de Justiça do Regional, bem como aos que compõem a equipe de Correição do Regional. 



Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e Foto: Corregedoria Regional (cortesia)