Publicada em 23/10/2024 às 11h37 (atualizada há 23/10/2024 - 12:27)
Foi aberto na tarde da terça-feira (22/10), na sede da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (Ejud-6), em Recife, o 79º Congresso Nacional das Escolas de Magistratura Trabalhista (Conematra). O evento, que prossegue nesta quarta-feira (23/10), reúne magistrados/as, coordenadores/as pedagógicos e assessores/as das escolas de magistratura do trabalho de todo o país. O encontro aborda temas atuais e relevantes para o aperfeiçoamento das equipes, proporcionando debates, reflexões e compartilhamento de experiências visando a melhoria de práticas em âmbito nacional.
Ao iniciar o evento, o diretor da EJud-6, desembargador Eduardo Pugliesi, deu as boas-vindas aos participantes e externou sua satisfação por encontrar um auditório lotado. Confessou sua alegria pela oportunidade de organizar, ao longo da semana, o 79º Conematra e, logo em seguida, nos dias 24 e 25, o 3º Congresso Internacional da EJud-6. “Estamos numa semana de intenso trabalho”, afirmou, adiantando agradecimentos a todos envolvidos na organização dos eventos.
Com relação ao Conematra, destacou que os temas abordados nos últimos encontros dão a real dimensão da crescente importância do Congresso para todo o sistema da Justiça do Trabalho. “O Conematra é da Justiça do Trabalho, é do TST, é de todos diretores das Escolas Judiciais. Nosso objetivo é construir um Judiciário melhor”, concluiu desejando um encontro proveitoso.
O presidente do Conematra, desembargador Paulo Régis Botelho, destacou que o congresso é uma oportunidade ímpar para promover o compartilhamento efetivo e a troca de experiências de cada Regional. Também defendeu que o Conematra permite o reencontro e o contato humano, proporcionando maior integração das pessoas que participam e trabalham na construção do sistema de Escolas Judiciais.
Na sequência, houve a apresentação cultural da Orquestra de Câmara do Alto da Mina, projeto social apoiado pelo TRT-6. Sob a regência do maestro Eugene Lamyr, os jovens músicos apresentaram trechos de três peças (Finlândia, Piratas do Caribe e Adágio de Albinoni).
Palestra – A palestra de abertura da 79ª edição do Conematra foi apresentada pelo juiz auxiliar da Vice-Presidência do TST, mestre e doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais, Bruno Alves Rodrigues. O magistrado expôs o tema “18 anos da Enamat: Memórias e Perspectivas”.
A abertura do Conematra foi finalizada com a primeira oportunidade para os congressistas trocarem ideias – momento de ouvir sugestões, conhecendo as principais atividades e as iniciativas implementadas em todo o país.
----------------------
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Gutemberg Soares / Foto: Maria Eduarda Vaz