Publicada em 07/11/2024 às 09h38 (atualizada há 07/11/2024 - 09:38)
A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região tem sido palco, desde a segunda-feira (4/11), das primeiras defesas de teses do Mestrado Profissional em Políticas Públicas com ênfase em Poder Judiciário. As juízas Paloma Costa e Wiviane Souza foram as primeiras mestres formadas pelo curso, que é uma parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e teve início em novembro de 2022.
Os estudos dos/as participantes do mestrado são sobre temas ligados à realidade da Justiça do Trabalho. A juíza Paloma Costa apresentou a tese "Sem assistência, sem acesso à Justiça: um estudo sobre a assistência jurídica gratuita na Justiça do Trabalho". Já a magistrada Wiviane Souza analisou a “Secretaria Conjunta na Justiça do Trabalho: uma análise da performance institucional de uma experiência inovadora”. O vice-presidente do Regional, desembargador Sergio Torres Teixeira, participou desta última banca examinadora.
Mestrado Profissional em Políticas Públicas com ênfase em Poder Judiciário - Com carga horária de 390 horas-aula, cumpridas no prazo de 30 meses, a formação oferece 30 vagas 100% subsidiadas pela EJud-6 / TRT-6. O programa da UFPE surgiu com a proposta de articular a demanda crescente por recursos humanos qualificados no setor público e a expansão do aparato estatal sobre as mudanças econômicas e sociais em andamento. O curso faz parte do plano de capacitação da Ejud-6 e visa aprimorar a qualidade e a eficiência da entrega jurisdicional, bem como o desenvolvimento das competências ocupacionais definidas pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat)
Na aula inaugural do curso, em 2022, o diretor da EJud-6, desembargador Eduardo Pugliesi, não escondeu o entusiasmo por ter conseguido viabilizar, junto com toda a equipe, o primeiro mestrado stricto sensu entre todos os Regionais do país. "Mais uma vez, somos vanguardistas. Estamos apostando nossas fichas e sabemos que não vamos nos arrepender, pois teremos servidores experts em políticas públicas, que serão aplicadas no nosso dia a dia e levadas ao jurisdicionado como um serviço de excelência", concluiu.
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Silvio Britto / Fotos: Roberta Mariz