Publicada em 08/11/2024 às 12h29 (atualizada há 08/11/2024 - 12:30)
Nessa terça-feira (6/11), durante a manhã, o desembargador Paulo Alcantara, coordenador do Comitê Estadual Judicial de Enfrentamento à Exploração do Trabalho em Condição Análoga à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco do CNJ, recebeu em seu gabinete autoridades para discutir ações relativas ao combate ao tráfico de pessoas.
Estiveram presentes a secretária de Justiça e Desenvolvimento Humano de Pernambuco, Joana Darc, e Cláucia Andrade, consultora técnica ligada ao órgão estadual. Também estiveram presentes ao encontro integrantes da assessoria do Gabinete do desembargador, o servidor Jaime Januário da Silva (secretário do Fórum Estadual do Poder Judiciário para Monitoramento e Efetividade das Demandas Relacionadas ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco) e a servidora Camila Barros (secretária do Programa Regional de enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante no Âmbito do TRT-6). Também compareceu o diretor da Secretaria de Polícia Judicial do TRT-6, Rodrigo Hazin.
Na ocasião foram debatidos o Projeto Caravanas e o seminário que vai ser realizado na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste de Pernambuco. Ainda foi pensada a palestra sobre empreendedorismo para transsexuais e profissionais do sexo. As discussões foram norteadas pelas propostas aprovadas pelo Tribunal Superior do Trabalho relativas ao programa de enfrentamento ao tráfico de pessoas.
À tarde, o desembargador Paulo Alcantara conduziu nova reunião sobre ações de enfrentamento ao tráfico de pessoas. Participaram do encontro representantes da Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Defesa Social, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Ministério Público de Pernambuco. Do TRT-6, compareceram ainda o diretor da Secretaria de Polícia Judicial, Rodrigo Hazin, e o assessor chefe e secretário do Fórum Nacional do Poder Judiciário para o Combate ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas, Jaime Januário da Silva.
A conversa da tarde tratou ainda do seminário “O tráfico de pessoas e a exploração do trabalho em condições análogas à de escravo”, que acontece dia 28 de novembro, no auditório do Moda Center em Santa Cruz do Capibaribe (PE), das 13h às 17h.
-----
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6) / Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Eugenio Jerônimo/Leo machado - Foto: Eugenio Jerônimo