Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

10º Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro se encerra na tarde da quarta-feira (13/11)

O 10º Congresso Pernambucano de Trabalho Seguro se encerrou na tarde da quarta-feira (13/11), no Auditório da Escola Superior de Advocacia, em Recife. O evento, gratuito e aberto ao público, foi promovido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região e parceiros, abordando o tema: “Segurança e saúde integral no trabalho: indicadores de responsabilidade ambiental, social e de governança (ESG)”. O Encontro teve discussões e palestras voltadas para a promoção de um ambiente laboral mais seguro e saudável, reunindo especialistas, profissionais e estudantes interessados/as na temática.

Álbum de fotos

No último dia, a fala de abertura foi feita pela presidente do TRT-6, desembargadora Nise Pedroso de Sousa, agradecendo às/aos participantes do evento, do Regional e de fora, ressaltando a felicidade do evento ser realizado na casa das advogadas e advogados em Pernambuco, parceiros de trabalho do Tribunal.

O 1º Painel do dia, sobre “Eixo ESG e cadeias produtivas” foi presidido pela juíza Mariana de Carvalho Milet, gestora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-6. Dentro do tema, a advogada Lívia Mendes Miraglia falou sobre “Trabalho escravo, cadeias produtivas e terceirização”, enquanto a procuradora Débora Tito discorreu sobre “ Reação em cadeia: atuação do MPT para enfrentamento ao trabalho infantil e trabalho escravo em cadeias produtivas”.

O 2º painel tratou sobre “Eixo ESG e acidentes de trabalho”, foi presidido pela advogada Silvana Fonseca, e contou com as palestras da advogada Jaciara Marques, falando sobre a necessidade das empresas desenvolverem rotinas de trabalho padronizadas e sistematizadas em busca de ambiente seguro e sem riscos, e do advogado Rômulo Nei Barbosa de Freitas Filho, que palestrou sobre como as decisões judiciais poderão colaborar com a prevenção de acidentes de trabalho avaliando a maturidade ESG da empresa.

O desembargador Virgínio Benevides presidiu a mesa da conferência de encerramento, que finalizou o evento com uma palestra do juiz Hugo Cavalcanti Melo Filho, apresentando uma apreciação ampla e crítica da estratégia ESG, o cenário geopolítico e o contexto histórico em que ela nasceu.

Em seguida, a juíza Sarah Yolanda Alves de Souza Villaça, gestora do Programa Trabalho Seguro do TRT-6, anunciou que será lançado, posteriormente, em primeira mão para os participantes do evento, um e-book com um compilado do que foi discutido no Congresso e das ações do Programa Trabalho Seguro do TRT-6, com apoio do Getrin6. A tarde se encerrou com uma apresentação do poeta e servidor do TRT-6 Eugênio Jerônimo, que apresentou um cordel sobre segurança laboral, chamado “O aboio de um vaqueiro pelo trabalho seguro”.

Baixe aqui o cordel

A desembargadora Solange Moura de Andrade também participou do encontro, que foi uma oportunidade para quem busca aprimorar conhecimentos sobre práticas de segurança no trabalho e a importância da responsabilidade socioambiental. Na organização, em parceria com a Ejud-6, estiveram o Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da 6ª Região (Getrin6), a Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pernambuco, a Associação dos Advogados Trabalhistas de Pernambuco, a Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE) e a Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho de Pernambuco. 


 


Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Silvio Britto / Fotos: Roberta Mariz