Publicada em 14/11/2024 às 15h50
O 10º Congresso Pernambucano de Trabalho Seguro se encerrou na tarde da quarta-feira (13/11), no Auditório da Escola Superior de Advocacia, em Recife. O evento, gratuito e aberto ao público, foi promovido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região e parceiros, abordando o tema: “Segurança e saúde integral no trabalho: indicadores de responsabilidade ambiental, social e de governança (ESG)”. O Encontro teve discussões e palestras voltadas para a promoção de um ambiente laboral mais seguro e saudável, reunindo especialistas, profissionais e estudantes interessados/as na temática.
No último dia, a fala de abertura foi feita pela presidente do TRT-6, desembargadora Nise Pedroso de Sousa, agradecendo às/aos participantes do evento, do Regional e de fora, ressaltando a felicidade do evento ser realizado na casa das advogadas e advogados em Pernambuco, parceiros de trabalho do Tribunal.
O 1º Painel do dia, sobre “Eixo ESG e cadeias produtivas” foi presidido pela juíza Mariana de Carvalho Milet, gestora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-6. Dentro do tema, a advogada Lívia Mendes Miraglia falou sobre “Trabalho escravo, cadeias produtivas e terceirização”, enquanto a procuradora Débora Tito discorreu sobre “ Reação em cadeia: atuação do MPT para enfrentamento ao trabalho infantil e trabalho escravo em cadeias produtivas”.
O 2º painel tratou sobre “Eixo ESG e acidentes de trabalho”, foi presidido pela advogada Silvana Fonseca, e contou com as palestras da advogada Jaciara Marques, falando sobre a necessidade das empresas desenvolverem rotinas de trabalho padronizadas e sistematizadas em busca de ambiente seguro e sem riscos, e do advogado Rômulo Nei Barbosa de Freitas Filho, que palestrou sobre como as decisões judiciais poderão colaborar com a prevenção de acidentes de trabalho avaliando a maturidade ESG da empresa.
O desembargador Virgínio Benevides presidiu a mesa da conferência de encerramento, que finalizou o evento com uma palestra do juiz Hugo Cavalcanti Melo Filho, apresentando uma apreciação ampla e crítica da estratégia ESG, o cenário geopolítico e o contexto histórico em que ela nasceu.
Em seguida, a juíza Sarah Yolanda Alves de Souza Villaça, gestora do Programa Trabalho Seguro do TRT-6, anunciou que será lançado, posteriormente, em primeira mão para os participantes do evento, um e-book com um compilado do que foi discutido no Congresso e das ações do Programa Trabalho Seguro do TRT-6, com apoio do Getrin6. A tarde se encerrou com uma apresentação do poeta e servidor do TRT-6 Eugênio Jerônimo, que apresentou um cordel sobre segurança laboral, chamado “O aboio de um vaqueiro pelo trabalho seguro”.
A desembargadora Solange Moura de Andrade também participou do encontro, que foi uma oportunidade para quem busca aprimorar conhecimentos sobre práticas de segurança no trabalho e a importância da responsabilidade socioambiental. Na organização, em parceria com a Ejud-6, estiveram o Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da 6ª Região (Getrin6), a Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pernambuco, a Associação dos Advogados Trabalhistas de Pernambuco, a Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE) e a Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho de Pernambuco.
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Silvio Britto / Fotos: Roberta Mariz