Publicada em 22/01/2025 às 12h06 (atualizada há 22/01/2025 - 15:54)
O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, durante a campanha Janeiro Branco, alerta a todas as trabalhadoras e todos os trabalhadores que elas e eles necessitam de períodos de desconexão. Essa prática objetiva garantir às empregadas e aos empregados o direito ao descanso, ao lazer e à preservação de sua saúde física e mental, além de assegurar sua vida social, familiar e privada.
Nesse contexto, o avanço tecnológico e as ferramentas de comunicação devem ser usados para melhorar as relações de trabalho e otimizar as atividades, não para sobrecarregar ou explorar trabalhadores e trabalhadoras. As pessoas também não devem estar conectadas a ferramentas digitais o tempo todo à disposição do trabalho.
Falar sobre saúde mental é cada vez mais importante, especialmente quando ela é impactada pelo ambiente de trabalho. A Justiça do Trabalho, por meio do Programa Trabalho Seguro, destaca a importância de um ambiente seguro e saudável para prevenir o esgotamento físico e mental de empregadores e empregados.
Janeiro Branco - A campanha foi criada em 2014 pelo psicólogo, palestrante e escritor mineiro Leonardo Abrahão e é um marco no calendário brasileiro, sendo reconhecida oficialmente em 2023 como lei federal (Lei 14.556/23). A escolha do primeiro mês do ano remete à ideia de recomeço, e a cor, à de uma folha de papel em branco, oportunidade de escrever uma nova história. (Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar).
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Silvio Britto / Imagem: TST (cortesia)