Publicada em 29/01/2025 às 16h25
O Coordenador do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco, desembargador Paulo Alcantara, foi entrevistado ao vivo, na tarde da terça-feira (28/1), no programa jornalístico NE TV 1ª Edição, da Rede Globo Nordeste. Na ocasião, falou sobre o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, comemorado dia 28 de janeiro. Especialmente neste ano, o Brasil completa 30 anos de um marco histórico difícil: a oficialização, em 1995, da existência de trabalho em condições análogas à escravidão no país. Desde então, diversas instituições, entre elas a Justiça do Trabalho, têm se empenhado para erradicar essa grave violação de direitos humanos.
Dentro de suas competências, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) vêm buscando enfrentar o fenômeno em sua complexidade, assegurando não apenas a responsabilização de quem perpetua essa prática criminosa, mas também a reparação possível às vítimas desse regime de exploração.
GTETP/PE - O Grupo de Trabalho de Formação e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco, que reúne entidades ligadas à repressão desse tipo de prática, é coordenado pelo desembargador Paulo Alcantara. Entre as instituições-membro estão o TRT-6, TJPE, MPT-PE, MPF, PRF, Freedom Fund, Heal Trafficking, Governo do Estado, GTP+, Gestos, UFPE, Unicap, OIM, Coletivo Mulher Vida, Prefeitura do Recife, Defensoria Pública da União, APPS, Gecria e Cáritas Brasileira.
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Silvio Britto / Imagem: Maria Eduarda Vaz