Publicada em 30/01/2025 às 16h52 (atualizada há 31/01/2025 - 13:57)
Os esforços para iniciar as obras do Fórum Trabalhista do Recife (Fórum Advogado José Barbosa de Araújo) não param. Nesta quinta-feira (30/1), o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região assinou contrato com a empresa Um Pra Um, ganhadora do processo licitatório para contratar a elaboração, o desenvolvimento e a coordenação dos projetos executivos de arquitetura e de engenharia para o prédio.
O processo tem como referência o Estudo Arquitetônico Preliminar confeccionado pela Coordenadoria de Planejamento Físico do Regional (Cplan) do TRT-6, de acordo com as necessidades para o uso do imóvel. Os 33 projetos e laudos são de elétrica, hidráulica, paisagismo, sinalização, acessibilidade, acústica, cabeamento, climatização, entre outros.
A empresa vencedora tem o prazo de seis meses para desenvolver os projetos e apresentá-lo ao Regional, junto com a indicação do orçamento necessário para a execução da obra. Após essa entrega, o Tribunal vai realizar um novo processo licitatório, desta vez para contratar a empresa responsável pela execução da reforma do imóvel, que abrigará as 24 Varas do Trabalho do Recife às usuárias e aos usuários da Justiça do Trabalho de Pernambuco.
A assinatura foi feita pela presidente, desembargadora Nise Pedroso, que falou aos presentes da enorme alegria e sensação de dever cumprido. "A compra do prédio para o nosso fórum da capital sempre foi a minha prioridade. E além disso, hoje, eu e minha equipe conseguimos finalizar mais uma importante etapa do processo", comentou.
O ato foi prestigiado por desembargadores/as, entre eles os próximos presidente e vice-presidente, Ruy Salathiel e Eduardo Pugliesi, respectivamente, diretores/as e servidores/as. A procuradora-chefe substituta do MPT-PE, Gabriela Maciel, o presidente da Amatra VI, Rafael Val Nogueira, a vice-presidente da OAB-PE, Schamkypou Bezerra, a presidente da AATP, Alexandra Vilela, também estiveram presentes.
Histórico - O Fórum do Recife, interditado em novembro de 2022 por questões estruturais, tem funcionado na sede do TRT-6 desde o início de 2023. O novo prédio foi adquirido em dezembro de 2023 e, desde então, as equipes técnicas têm trabalhado para viabilizar o início da reforma, com elaboração de projetos preliminares, processo licitatório e análise rigorosa de documentações.
--
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Maria Eduarda Vaz / Foto: Léo Machado