Publicada em 31/01/2025 às 14h59
Todo mundo sabe que literatura, poesia e música fazem bem à alma. E, pensando nisso, a Seção de Saúde Mental e o Subcomitê de Atenção Integral à Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região promoveram uma feira de livros, um sarau de poesias e uma apresentação de coral. As ações aconteceram nessa quarta (29/1), no hall de entrada do edifício-sede, e fizeram parte do Janeiro Branco, campanha dedicada à conscientização sobre a importância da saúde mental.
Álbum de fotos do Janeiro Branco
A chefe da Seção de Saúde Mental do TRT-6, Michelle Rangel, explicou como a poesia pode ajudar no bem-estar das pessoas. “Quando a gente fala em poesia, estamos falando ou de uma alegria ou de uma dor. E às vezes é importante que a gente veja e escute algo que alguém traz e que a gente não consegue dizer. Então, quando a gente lê ou ouve uma poesia, a gente diz “nossa, aquilo está falando um pouco de mim.”
Para o sarau foram convidados os servidores Eugenio Jerônimo e Eunápio Mário e a servidora Geovânia Freitas. Já a parte musical ficou a cargo do Coral Vozes Mulheres, do TRT-6, e do Grupo de Estudo Musical de Olinda, acompanhado pelo passista Ferreirinha.
Janeiro Branco
O Janeiro Branco é uma campanha nacional dedicada à conscientização sobre a importância da saúde mental. Inspirada no simbolismo de um novo começo, o movimento convida as pessoas a refletirem sobre suas vidas, emoções e formas de cuidar do bem-estar psicológico. No ambiente de trabalho, essa ação é fundamental para promover práticas que ajudam a criar uma cultura mais saudável, equilibrada e produtiva, beneficiando todas e todos.
Neste ano, a Seção de Saúde Mental e o Subcomitê de Atenção Integral à Saúde do TRT-6 destacam o papel do desenvolvimento cognitivo como uma poderosa ferramenta para cuidar do bem-estar emocional. Atividades que estimulam a cognição ajudam não apenas a desenvolver habilidades como atenção, memória e criatividade, mas também promovem sentimentos de realização. Ao sentir-se desafiado de forma positiva, o indivíduo experimenta prazer em aprender, o que contribui para a redução do estresse e o fortalecimento da resiliência psicológica.
--
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e foto: Léo machado