Publicada em 14/02/2025 às 18h33 (atualizada há 14/02/2025 - 18:34)
Por suas relevantes contribuições à Justiça do Trabalhista, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Douglas Alencar Rodrigues recebeu a Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, categoria Mérito Judiciário. A comenda foi entregue pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE), desembargadora Nise Pedroso, na manhã desta sexta-feira (14/2), na sede do TRT-6.
Por questão de agenda, o ministro não pôde comparecer à cerimônia oficial da medalha, que ocorreu em maio de 2024, no Teatro Santa Isabel, no Recife. Por isso, a entrega foi feita hoje, aproveitando que o magistrado está na capital pernambucana para prestigiar a posse da nova mesa diretora do Regional para o biênio 2025-2027. O desembargador Eduardo Pugliesi, atual diretor da Escola Judicial e próximo vice-presidente do Tribunal, fez as honras de apresentar o currículo do ministro e justificar a indicação do nome para recebimento da honraria, ressaltando a extrema competência do magistrado do TST. Por sua vez, o ministro agradeceu profundamente, externando a sua alegria e considerando a homenagem uma grande responsabilidade em face do perfil do patrono da medalha.
Prestigiaram a entrega da comenda os desembargadores Sergio Torres Teixeira (atual vice-presidente), Ruy Salathiel (presidente eleito), Ivan de Souza Valença Alves (vice-diretor da Ejud-6), Valdir Carvalho (próximo ouvidor), José Luciano Alexo da Silva e Milton Gouveia da Silva Filho, e as desembargadoras Solange Moura de Andrade e Carmen Lúcia Vieira do Nascimento. Também estava presente a juíza-auxiliar da Presidência, Adriana Satou, além de juristas e outras autoridades.
Ministro - Doutor em Direito Constitucional e mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Douglas Alencar Rodrigues ocupa atualmente o cargo de ministro do TST. Foi presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 10ª Região, vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho e vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros. Também é membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, da Academia Nacional de Direito Desportivo e do Instituto Brasileiro de Estudos Constitucionais.
Medalha Cons. João Alfredo Corrêa de Oliveira
A comenda, na categoria Mérito Judiciário, é concedida a personalidades nacionais e estrangeiras que, por suas qualidades, destacam-se no seu campo de atuação ou prestam relevantes serviços à Justiça do Trabalho. Mais alta condecoração do TRT-6, a medalha foi instituída em 1988, pelo então presidente do Tribunal, desembargador José Guedes Corrêa Gondim Filho, para celebrar os 100 anos da abolição da escravatura no Brasil. O pernambucano João Alfredo Corrêa de Oliveira, que dá nome à honraria, foi conselheiro de Estado no Brasil Império e assinou com a princesa Isabel a Lei Áurea.
---
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida reprodução mediante citação da fonte
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Fábio Nunes / Foto: Maria Eduarda Vaz