Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-6 abre terceira edição do “Elas em Pauta”

Na manhã desta sexta-feira (14/3), na Sala de Sessões do Pleno, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região abriu a terceira edição do Elas em Pauta – campanha de incentivo à conciliação em processos trabalhistas nos quais figurem mulheres. A iniciativa é organizada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas, em parceria com o Subcomitê de Incentivo à Participação Feminina, como parte das homenagens ao Dia Internacional da Mulher (8/3).

Álbum de fotos

No lançamento da campanha deste ano, a mesa de abertura do evento foi composta pelo presidente do TRT-6, desembargador Ruy Salathiel de Albuquerque e Mello Ventura; pelo vice-presidente do Tribunal e coordenador do Nupemec, desembargador Eduardo Pugliesi; pela diretora da Escola Judicial (Ejud-6), desembargadora Nise Pedroso Lins de Sousa; e pela juíza auxiliar da Vice-Presidência do Tribunal Superior do Trabalho, Roberta de Melo Carvalho.

Em seu pronunciamento, a desembargadora Nise Pedroso, que também é coordenadora do Subcomitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina do Regional, deu as boas-vindas aos presentes, destacando o sucesso do Elas em Pauta. “É uma alegria saber que a campanha, iniciada na 8ª Vara do Trabalho do Recife, cresceu e se expandiu para todo país. Isso só comprova o esforço que o nosso Tribunal faz, através de suas unidades, para promoção de ações tendo a mulher como protoganista”.


Coral Vozes Mulheres, cantando Maria Maria, de Milton Nascimento e Fernando Brant

Também fizeram uso da palavra a vice-procuradora-chefe do MPT-PE, Gabriela Maciel; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco, Ingrid Zanella; e a vice-presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-PE, Márcia Santos. Todas elas enfatizaram o cenário atual de desigualdades de gênero, principalmente, no mercado de trabalho, com destaque para as diferenças salariais e os casos de assédios moral e sexual. Todas foram unânimes em ressaltar que é preciso mais respeito e proteção para que a mulher possa alcançar mais segurança, independência e dignidade.

Na sequência, a juíza auxiliar da Vice-Presidência do TST, Roberta Carvalho, conduziu a palestra A Voz delas: estratégias e impactos do poder feminino na construção da paz. Em sua explanação, a magistrada ressaltou a transformação social impulsionada pela liderança feminina como fundamental para desafiar as normas vigentes e que essas mudanças só são construídas por meio de ações coletivas. “O poder feminino se manifesta de diversas formas, incluindo a luta por direitos, representatividade, política e liderança. E nesse processo, as vozes das mulheres são essenciais para influenciar a construção da paz e a promoção da igualdade”.

Elas em Pauta
Este ano, o "Elas em Pauta" ocorre, efetivamente, nos dias 17 e 18/3, mobilizando os Centros de Conciliação e as varas do Trabalho do estado. Até o momento, já foram agendadas 377 audiências para a campanha apenas nos Cejuscs. Criado em 2022, na 8ª Vara do Trabalho do Recife, pela juíza Andréa Keust, a iniciativa foi ampliada para todo o estado em 2023, chamando a atenção do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho. Então, no ano passado, a Comissão Nacional de Promoção à Conciliação replicou a boa prática nacionalmente em toda a Justiça do Trabalho.

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida reprodução mediante citação da fonte
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Fábio Nunes / Foto: Jéssica Melo e Juan Rodrigues