Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Corregedor realiza correição ordinária na 15ª VT do Recife

O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Paulo Alcântara, acompanhado da secretária da Corregedoria Regional, Renata Maria Pessoa Maranhão de Lima, e de demais integrantes da Equipe, realizou, no dia 11/3, correição ordinária presencial na 15ª Vara do Trabalho do Recife. 

Participaram da correição o juiz auxiliar da Corregedoria Ibrahim Alves da Silva Filho, a juíza titular da VT, Ana Maria Aparecida de Freitas, a juíza substituta, Maria Odete Freire de Araújo, a diretora de Secretaria, Maria de Lourdes Furtado Soares, e demais servidoras e servidores que compõem a unidade. Presente também à correição o diretor da Secretaria de Polícia Judicial, Rodrigo Hazin do Nascimento.

Por ocasião da correição, constatou-se que não há sentenças proferidas fora do prazo. Do acervo da unidade, observou-se que os prazos médios na fase de conhecimento foram reduzidos, a exemplo do ajuizamento da ação até a realização da 1ª audiência, assim como do ajuizamento da ação até a prolação da sentença.  A unidade ainda apresentou avanços significativos no Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (IGEST). Destaca-se que a Unidade cumpriu todas as metas fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça para o ano de 2024. 

Ao final, o desembargador Paulo Alcântara Ressaltou que passou 25 anos como juiz de 1º grau, de modo que defende a valorização da 1ª Instância, sobremaneira as condições de trabalho dos juízes e juízas, servidores e servidoras que trabalham nas Varas. Afirmou que a Corregedoria se apresenta como um setor de apoio e cooperação das Unidades Judiciárias. 

O juiz auxiliar da Corregedoria, Ibrahim Alves da Silva Filho, por sua vez, destacou o trabalho que vem sendo realizado no projeto Garimpo.

O diretor da Secretaria de Polícia Judicial, Rodrigo Hazin do Nascimento, esclareceu a todos e todas na ocasião sobre o papel da PJ, o qual está inclusive posto em um vídeo produzido pelo nosso Tribunal e lançado na página do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

A juíza do Trabalho titular, Ana Maria Aparecida de Freitas, inicialmente agradeceu à Polícia Judicial por todo apoio prestado nas situações delicadas pelas quais já passou no exercício da magistratura. A magistrada verbalizou agradecimentos também: à Corregedoria, pelo apoio prestado à 15ª VT durante o ano de 2024; à juíza substituta, Maria Odete, por quem tem grande admiração e carinho; à diretora pela condução da equipe; aos servidores e servidoras pela parceria e respeito, finalizando que se sente muito feliz em trabalhar com todos e todas. A juíza manifestou ao corregedor a sua discordância quanto à determinação da realização de audiências no turno vespertino, em seu nome e de outros colegas, no que foi apoiada pela juíza substituta que, na oportunidade, acrescentou que a situação impacta diretamente no cumprimento das metas.

Por seu turno, a juíza do Trabalho substituta, Maria Odete Freire de Araújo, aproveitou para conhecer a maioria dos servidores e servidoras (o que não ocorreu antes em virtude da ausência de prédio para as Varas da Capital), além de agradecer à equipe pelo trabalho realizado no tempo em que permaneceu como juíza substituta da Unidade, especialmente ao servidor Amaro Miguel da Silva Filho, responsável pela liquidação das sentenças.

A diretora da Secretaria, Maria de Lourdes Furtado Soares, agradeceu à juíza titular pela confiança no seu trabalho, também à magistrada substituta, e igualmente à sua equipe, que sempre “veste a camisa”, presta toda a ajuda e realiza as atividades com afinco e muita dedicação. A diretora compartilhou a boa prática instituída na Unidade quando se reúnem uma vez no mês, para que todos trabalhem presencialmente na sede da Escola Judicial, a fim de minimizar a falta de convivência pela ausência do prédio das varas da Capital. 
 


Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e Fotos: Corregedoria Regional (cortesia)