Publicada em 17/03/2025 às 13h38 (atualizada há 18/03/2025 - 11:40)
O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Paulo Alcântara, acompanhado da secretária da Corregedoria Regional, Renata Maria Pessoa Maranhão de Lima, e de demais integrantes da Equipe, realizou, no dia 11/3, correição ordinária presencial na 15ª Vara do Trabalho do Recife.
Participaram da correição o juiz auxiliar da Corregedoria Ibrahim Alves da Silva Filho, a juíza titular da VT, Ana Maria Aparecida de Freitas, a juíza substituta, Maria Odete Freire de Araújo, a diretora de Secretaria, Maria de Lourdes Furtado Soares, e demais servidoras e servidores que compõem a unidade. Presente também à correição o diretor da Secretaria de Polícia Judicial, Rodrigo Hazin do Nascimento.
Por ocasião da correição, constatou-se que não há sentenças proferidas fora do prazo. Do acervo da unidade, observou-se que os prazos médios na fase de conhecimento foram reduzidos, a exemplo do ajuizamento da ação até a realização da 1ª audiência, assim como do ajuizamento da ação até a prolação da sentença. A unidade ainda apresentou avanços significativos no Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (IGEST). Destaca-se que a Unidade cumpriu todas as metas fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça para o ano de 2024.
Ao final, o desembargador Paulo Alcântara Ressaltou que passou 25 anos como juiz de 1º grau, de modo que defende a valorização da 1ª Instância, sobremaneira as condições de trabalho dos juízes e juízas, servidores e servidoras que trabalham nas Varas. Afirmou que a Corregedoria se apresenta como um setor de apoio e cooperação das Unidades Judiciárias.
O juiz auxiliar da Corregedoria, Ibrahim Alves da Silva Filho, por sua vez, destacou o trabalho que vem sendo realizado no projeto Garimpo.
O diretor da Secretaria de Polícia Judicial, Rodrigo Hazin do Nascimento, esclareceu a todos e todas na ocasião sobre o papel da PJ, o qual está inclusive posto em um vídeo produzido pelo nosso Tribunal e lançado na página do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
A juíza do Trabalho titular, Ana Maria Aparecida de Freitas, inicialmente agradeceu à Polícia Judicial por todo apoio prestado nas situações delicadas pelas quais já passou no exercício da magistratura. A magistrada verbalizou agradecimentos também: à Corregedoria, pelo apoio prestado à 15ª VT durante o ano de 2024; à juíza substituta, Maria Odete, por quem tem grande admiração e carinho; à diretora pela condução da equipe; aos servidores e servidoras pela parceria e respeito, finalizando que se sente muito feliz em trabalhar com todos e todas. A juíza manifestou ao corregedor a sua discordância quanto à determinação da realização de audiências no turno vespertino, em seu nome e de outros colegas, no que foi apoiada pela juíza substituta que, na oportunidade, acrescentou que a situação impacta diretamente no cumprimento das metas.
Por seu turno, a juíza do Trabalho substituta, Maria Odete Freire de Araújo, aproveitou para conhecer a maioria dos servidores e servidoras (o que não ocorreu antes em virtude da ausência de prédio para as Varas da Capital), além de agradecer à equipe pelo trabalho realizado no tempo em que permaneceu como juíza substituta da Unidade, especialmente ao servidor Amaro Miguel da Silva Filho, responsável pela liquidação das sentenças.
A diretora da Secretaria, Maria de Lourdes Furtado Soares, agradeceu à juíza titular pela confiança no seu trabalho, também à magistrada substituta, e igualmente à sua equipe, que sempre “veste a camisa”, presta toda a ajuda e realiza as atividades com afinco e muita dedicação. A diretora compartilhou a boa prática instituída na Unidade quando se reúnem uma vez no mês, para que todos trabalhem presencialmente na sede da Escola Judicial, a fim de minimizar a falta de convivência pela ausência do prédio das varas da Capital.
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e Fotos: Corregedoria Regional (cortesia)