Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

Corregedor realiza correição ordinária na 1ª VT de Paulista

O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Paulo Alcântara, acompanhado da secretária da Corregedoria Regional, Renata Maria Pessoa Maranhão de Lima, e de demais integrantes da Equipe, realizou, no dia 3/4, correição ordinária presencial na 1ª Vara do Trabalho de Paulista. Participaram da correição o juiz do trabalho substituto Diego Taglietti Sales, o diretor de Secretaria, Jose Alberto Alves Viana, e demais servidoras e servidores que compõem a unidade.

Constatou-se que a 1ª VT de Paulista atingiu todas as metas estabelecidas pelo CNJ para 2024, quais sejam 1, 2, 3 e 5. Registra-se que a Unidade progrediu em comparação ao lapso anterior em relação aos mesoindicadores “Produtividade”, “Taxa de congestionamento” e “Força de Trabalho”. 

Chamou a atenção o prazo médio entre a conclusão até a prolação da sentença, de 19 dias, eis que está abaixo das médias do Regional, da Região Metropolitana e da Nacional. Destacou-se ainda o prazo médio da realização da 1ª audiência até o encerramento da instrução processual, de 87 dias, também abaixo das médias da Região Metropolitana e Nacional; assim como o prazo do ajuizamento da ação até o arquivamento definitivo, que está em 989 dias, abaixo da média do TRT-6 e da média nacional.

O desembargador Paulo Alcântara deu início à reunião ressaltando que passou 25 anos como Juiz de 1º grau, de modo que defende a valorização da 1ª Instância, sobremaneira as condições de trabalho dos juízes e juízas, servidores e servidoras que trabalham nas Varas. Afirmou que a Corregedoria se apresenta como um setor de apoio e cooperação das Unidades Judiciárias, objetivando orientar, uniformizar e equilibrar as atividades desenvolvidas. O Corregedor manifestou a relevância da efetividade da execução para a sua gestão, como também o Projeto Garimpo. 

Discorreu o Corregedor, ainda, sobre o trabalho que desenvolve no Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, bem como junto à Polícia Judicial, para a segurança dos juízes/juízas, servidores/servidoras e partes. Após a leitura do resumo da Ata de Correição, manifestou satisfação com os números alcançados pela Unidade e, por fim, convidou os magistrados e a equipe da Vara a conhecer a Corregedoria e os trabalhos que são desenvolvidos. Em seguida, passou a palavra ao servidor Humberto Galvão da Silva, assessor da Corregedoria, que esclareceu o ocorrido no Projeto Garimpo, especialmente o passivo criado a partir do corte de 14/2/2019, e explicou os trâmites do programa. 

O juiz do trabalho substituto Diego Taglietti Sales disse que chegou na Unidade em janeiro deste ano e que foi muito bem recebido, acrescentando que, apesar do pouco tempo na Vara, tem procurado otimizar o trabalho. Registrou que, juntamente com o juiz titular, espera melhorar ainda mais a evolução da Unidade. 

O diretor da Secretaria, José Alberto Alves Viana, consignou que a chegada do juiz substituto deu mais celeridade à fase de conhecimento, inclusive à pauta de audiências. Acrescentou que os paineis disponibilizados pela Corregedoria ajudam bastante na gestão da Vara, eis que podem acompanhar os processos e os números estatísticos. 

Ao final, o corregedor regional, desembargador Paulo Alcântara, agradeceu a acolhida e a colaboração prestada pelas servidoras e pelos servidores da Vara.
 


Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e Fotos: Corregedoria Regional (cortesia)