Publicada em 14/04/2025 às 11h27
O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Paulo Alcântara, acompanhado da secretária da Corregedoria Regional, Renata Maria Pessoa Maranhão de Lima, e de demais integrantes da equipe, realizou, no dia 9/4, correição ordinária presencial na 1ª Vara do Trabalho de Igarassu. Participaram da correição o desembargador corregedor, o juiz do trabalho substituto Evandro Euler Dias, no exercício da titularidade, o diretor de Secretaria, Sergio Luiz dos Santos Filho, e as demais servidoras e servidores que compõem a unidade.
Constatou-se que a 1ª Vara do Trabalho de Igarassu/PE atingiu todas as metas estabelecidas pelo CNJ para 2024, quais sejam 1, 2, 3 e 5. Chamaram a atenção os seguintes prazos médios alcançados pela Vara, todos abaixo das médias do Regional, da Região Metropolitana e Nacional:
- 89 dias do ajuizamento da ação até a prolação de sentença;
- 39 dias do ajuizamento da ação até a realização da 1ª audiência;
- 82 dias da realização da 1ª audiência até o encerramento da instrução;
- 329 dias do início ao encerramento da execução; e
- 582 dias do ajuizamento da ação até o arquivamento definitivo.
Registra-se que não foram identificados alvarás pendentes ou já expedidos com inobservância ao prazo limite de dez dias corridos. Em especial, destaca-se que não foram identificados alvarás pendentes ou já expedidos com inobservância ao prazo limite de dez dias corridos. Ainda, não foram identificados processos paralisados em determinada tarefa e/ou sem movimentação por longo período, ou mesmo com prestação jurisdicional tardia.
O desembargador Paulo Alcântara deu início à reunião final ressaltando que passou muitos anos como Juiz de 1º grau, de modo que defende a valorização da 1ª Instância, sobremaneira as condições de trabalho dos juízes e juízas, servidores e servidoras que trabalham nas Varas. Afirmou que a Corregedoria se apresenta como um setor de apoio e cooperação das Unidades Judiciárias, objetivando orientar, uniformizar e equilibrar as atividades desenvolvidas.
O Corregedor manifestou a relevância da efetividade da execução para a sua gestão, como também o Projeto Garimpo. Discorreu, ainda, sobre o trabalho que desenvolve no enfrentamento ao tráfico de pessoas, bem como junto à Polícia Judicial para a segurança dos juízes/juízas, servidores/servidoras e partes. Após a leitura do resumo da ata de correição, o desembargador manifestou satisfação com os números alcançados pela Unidade e, por fim, convidou o magistrado e a equipe da Vara a conhecer a Corregedoria e os trabalhos que são desenvolvidos.
O juiz do trabalho substituto, Evandro Euler Dias, enalteceu o espírito de equipe que prevalece na Vara, além do trabalho de excelência realizado por todos e todas, parabenizando o diretor e os servidores e servidoras.
O diretor de Secretaria, Sérgio Luiz dos Santos Filho, destacou o comprometimento da equipe, mesmo quando se trata de atividades de força-tarefa. O diretor verbalizou agradecimentos ao juiz substituto, Evandro Euler Dias, por ter abraçado a todos e todas e desenvolver um trabalho de continuidade do juiz titular, sempre com o compromisso de manter os bons números alcançados pela Unidade. Agradeceu, ainda, à Corregedoria, por realizar um trabalho tão promissor, com parte da equipe da gestão anterior e com os novos que chegaram para somar, notadamente em relação à continuidade dos sistemas voltados para gestão das Varas. Ao final expressou votos de um trabalho exitoso ao longo dos próximos dois anos.
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e Fotos: Corregedoria Regional (cortesia)