Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Correição ordinária realizada na 1ª VT de Igarassu

O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Paulo Alcântara, acompanhado da secretária da Corregedoria Regional, Renata Maria Pessoa Maranhão de Lima, e de demais integrantes da equipe, realizou, no dia 9/4, correição ordinária presencial na 1ª Vara do Trabalho de Igarassu. Participaram da correição o desembargador corregedor, o juiz do trabalho substituto Evandro Euler Dias, no exercício da titularidade, o diretor de Secretaria, Sergio Luiz dos Santos Filho, e as demais servidoras e servidores que compõem a unidade.

Constatou-se que a 1ª Vara do Trabalho de Igarassu/PE atingiu todas as metas estabelecidas pelo CNJ para 2024, quais sejam 1, 2, 3 e 5. Chamaram a atenção os seguintes prazos médios alcançados pela Vara, todos abaixo das médias do Regional, da Região Metropolitana e Nacional: 

  • 89 dias do ajuizamento da ação até a prolação de sentença; 
  • 39 dias do ajuizamento da ação até a realização da 1ª audiência; 
  • 82 dias da realização da 1ª audiência até o encerramento da instrução;
  • 329 dias do início ao encerramento da execução; e
  • 582 dias do ajuizamento da ação até o arquivamento definitivo.

Registra-se que não foram identificados alvarás pendentes ou já expedidos com inobservância ao prazo limite de dez dias corridos. Em especial, destaca-se que não foram identificados alvarás pendentes ou já expedidos com inobservância ao prazo limite de dez dias corridos. Ainda, não foram identificados processos paralisados em determinada tarefa e/ou sem movimentação por longo período, ou mesmo com prestação jurisdicional tardia.

O desembargador Paulo Alcântara deu início à reunião final ressaltando que passou muitos anos como Juiz de 1º grau, de modo que defende a valorização da 1ª Instância, sobremaneira as condições de trabalho dos juízes e juízas, servidores e servidoras que trabalham nas Varas. Afirmou que a Corregedoria se apresenta como um setor de apoio e cooperação das Unidades Judiciárias, objetivando orientar, uniformizar e equilibrar as atividades desenvolvidas. 

O Corregedor manifestou a relevância da efetividade da execução para a sua gestão, como também o Projeto Garimpo. Discorreu, ainda, sobre o trabalho que desenvolve no enfrentamento ao tráfico de pessoas, bem como junto à Polícia Judicial para a segurança dos juízes/juízas, servidores/servidoras e partes. Após a leitura do resumo da ata de correição, o desembargador manifestou satisfação com os números alcançados pela Unidade e, por fim, convidou o magistrado e a equipe da Vara a conhecer a Corregedoria e os trabalhos que são desenvolvidos. 

O juiz do trabalho substituto, Evandro Euler Dias, enalteceu o espírito de equipe que prevalece na Vara, além do trabalho de excelência realizado por todos e todas, parabenizando o diretor e os servidores e servidoras. 

O diretor de Secretaria, Sérgio Luiz dos Santos Filho, destacou o comprometimento da equipe, mesmo quando se trata de atividades de força-tarefa. O diretor verbalizou agradecimentos ao juiz substituto, Evandro Euler Dias, por ter abraçado a todos e todas e desenvolver um trabalho de continuidade do juiz titular, sempre com o compromisso de manter os bons números alcançados pela Unidade. Agradeceu, ainda, à Corregedoria, por realizar um trabalho tão promissor, com parte da equipe da gestão anterior e com os novos que chegaram para somar, notadamente em relação à continuidade dos sistemas voltados para gestão das Varas. Ao final expressou votos de um trabalho exitoso ao longo dos próximos dois anos.


Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e Fotos: Corregedoria Regional (cortesia)