Publicada em 23/04/2025 às 12h26
O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Paulo Alcantara, acompanhado da assessora chefe, Nadja Cristina Freitas de Holanda, e de demais integrantes da equipe da Corregedoria, realizou, no dia 15 de abril, correição ordinária presencial na 2ª Vara do Trabalho do Cabo de Santo Agostinho (PE).
Participaram da correição o juiz do Trabalho substituto, Bruno Antonio Acioly Calheiros, o diretor de Secretaria, Gustavo Adolfo Bosak Mendes de Oliveira, e demais servidoras e servidores que compõem a unidade.
Constatou-se que a 2ª VT do Cabo atingiu as metas 1, 2 e 5 estabelecidas pelo CNJ para 2024. Registrou-se que a unidade progrediu em comparação ao lapso anterior em relação ao mesoindicador “produtividade”. Destacaram-se o índice de processos solucionados em 2024 de 132,60%, e prazo médio da conclusão até a Prolação da Sentença de 18 dias, valor abaixo da média do Regional, da média nacional e ainda da média da Região Metropolitana. Ainda, chamou a atenção a taxa de congestionamento que caiu para 24,1%, na fase de conhecimento no último período.
Ao final, o desembargador Paulo Alcantara deu início à reunião agradecendo a participação do juiz, dos servidores e servidoras da Vara; das advogadas Tereza de Jesus Sales Lira, Presidente da OAB - Seccional Cabo, e Rita de Kassia dos Santos Lima, Presidente da Comissão do Direito do Trabalho da OAB - Seccional Cabo, convidando a todos/as para conhecerem a Corregedoria Regional do TRT-6 e sua equipe. O juiz do Trabalho substituto, Bruno Antonio Acioly Calheiros, no exercício da titularidade, agradeceu os esforços da equipe, especialmente o empenho em reduzir os prazos da execução. Relatou que tem por meta a redução dos prazos processuais na unidade, em especial o prazo para realização das audiências, ainda, narrou a dificuldade na elaboração dos cálculos trabalhistas, e sua pretensão de melhorar as liquidações de sentença. Neste ponto, o corregedor expôs sobre sua visão da Corregedoria, ressaltando que sua gestão tem buscado estudar ferramentas a serem disponibilizadas às Varas, com o fim de auxiliar na liquidação das sentenças, bem como atualização de cálculos trabalhistas, fala que foi reforçada pelo integrante da equipe de correição, Humberto Galvão da Silva, que asseverou a expertise do setor de Tecnologia do TRT-6 sobre o assunto.
O desembargador corregedor discorreu sobre o trabalho que desenvolve no enfrentamento ao tráfico de pessoas, seu comando frente à polícia judicial do TRT-6 e sua preocupação com a segurança da atividade jurisdicional, no particular, falou a respeito de sua construção do Projeto Político Pedagógico da Academia Nacional de Polícia Judicial (ANPJ). O diretor de Secretaria, Gustavo Adolfo Bosak Mendes de Oliveira, consignou seus agradecimentos à equipe da 2ª Vara do Cabo, frisou que estão ajustando os prazos processuais, mesmo diante de muitas frentes de trabalho e poucos/as servidores/as. As membras da OAB presentes agradeceram a cordialidade dos juízes, servidores e servidoras da 2ª Vara do Cabo, bem como parabenizaram pela excelência e celeridade dos serviços prestados.
Encerrados os trabalhos, o corregedor Regional, desembargador Paulo Alcantara, parabenizou o empenho de todos/as, agradecendo a acolhida e a colaboração prestada pelos servidores e servidoras da 2ª Vara do Trabalho do Cabo.
-----
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e foto: Cortesia (Corregedoria)