Publicada em 05/05/2025 às 16h59 (atualizada há 06/05/2025 - 13:00)
O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, representado pelo seu presidente, desembargador Ruy Salathiel, pelo seu vice-presidente, desembargador Eduardo Pugliesi e pelo seu ouvidor, desembargador Valdir Carvalho, entregou a Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino de Castro e Costa. A honraria foi concedida na tarde da segunda-feira (5/5), durante cerimônia realizada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, reunindo diversas autoridades no Salão Nobre do TJPE.
O presidente do TRT-6, em seu discurso, ressalta que é “com imenso respeito que o TRT-6 outorga à Vossa Excelência a Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, um dos grandes estadistas brasileiros do período do Segundo Reinado. Receba essa medalha como um agradecimento do mundo jurídico trabalhista por sua dedicação à causa pública, seu compromisso com a Constituição Federal e com os direitos fundamentais de todas e todos.”
O ministro Flávio Dino agradeceu a generosidade das instituições que lhe outorgaram as honrarias. “Recife integra a história econômica do Brasil, eis que os primeiros ciclos produtivos institucionalizados começaram aqui em Pernambuco. Ainda mais, integra a história política e cultural do país por suas inúmeras contribuições na constituição de nossa nação brasileira, dentre as quais destaco a figura de Joaquim Nabuco, dos grandes estadistas de nossa história que, junto com José do Patrocínio, fizeram uma grande frente patriótica que possibilitou, no fim do século XIX, a aprovação da Lei Áurea. Esse Estado, patrimônio econômico, político e cultural do Brasil, integra a minha história pessoal. Mantenho, por fim, a ideia que o serviço público não faz tudo mas, sem ele, não existe a possibilidade de termos uma nação justa”.
Além da medalha outorgada pelo TRT-6, o ministro recebeu o título de Cidadão de Pernambuco, entregue pelos deputados estaduais Sileno Guedes e Álvaro Porto e o Grão-Colar de Alta Distinção da Ordem do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado, concedido pelo TJPE e entregue por meio do seu presidente, desembargador Ricardo Paes Barreto.
Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira - Instituída em 1987 pelo então presidente do TRT-PE, desembargador José Guedes Corrêa Gondim Filho, leva o nome do político pernambucano que foi conselheiro de Estado no Brasil Império. A homenagem é direcionada a personalidades que, por suas qualidades, destacam-se no seu campo de atuação ou prestam relevantes serviços à Justiça do Trabalho. A solenidade de entrega aos demais agraciados será realizada no dia 15 de maio.
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Silvio Britto / Fotos: Juan Rodrigues