Publicada em 08/05/2025 às 13h34 (atualizada há 08/05/2025 - 13:57)

As oficinas “Criatividade e inovação para resolver problemas” e “Engenharia de Prompts na Prática: melhorando seus resultados com o ChatGPT” encerraram a programação do Encontro de Inovação, Transformação e Atitude (EITA! 2025). O evento, idealizado e promovido pelo Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS), com o apoio da Escola Judicial do TRT-6, congregou um público diversificado, incluindo servidores/as, magistrados/as e estagiários/as do TRT-6, além de advogados, estudantes, integrantes do Ministério Público do Trabalho, da Justiça Federal em Pernambuco, do Tribunal Regional Eleitoral e do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
Na terça-feira (6/5), o antropólogo e designer da Globant, Léo Lima, apresentou palestra sobre o potencial da experimentação para impulsionar a criatividade. Na sequência, a comunicadora e diretora da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Camila Medeiros, falou sobre a urgência da inovação no cenário atual. No período da tarde, Medeiros propôs a oficina "Identificando problemas para inovar".
Na quarta-feira (7/5), os participantes prestigiaram as palestras de Geber Ramalho (doutor em computação, professor da UFPE e conselheiro do Porto Digital), que explorou a revolução da IA e sua relação com a cultura de inovação, e de Rafael Figueiredo (procurador do Estado de Pernambuco), que trouxe reflexões sobre a "superinteligência", a fusão da capacidade humana com a inteligência artificial.
Oficinas – Na tarde de encerramento do EITA! 2025, duas oficinas foram realizadas. Na primeira, Camila Medeiros apresentou o tema "Criatividade e inovação para resolver problemas". Numa abordagem prática, os participantes debateram a criatividade e sua manifestação em diversos momentos do cotidiano. Já o chefe da Divisão de Inovação e Pesquisa Tecnológica do TRT-6, Auston Ricardo Soares Costa, foi o facilitador da última oficina do evento, que abordou "Engenharia de Prompts na Prática: melhorando seus resultados com o ChatGPT".
O EITA! 2025 se consolidou como um espaço fundamental para o debate e o estímulo à cultura de inovação no âmbito do judiciário pernambucano, reforçando o compromisso do LIODS e da Ejud-6 na busca por soluções criativas e eficientes para os desafios do presente e do futuro. O evento encerrou a programação do "Abril para a Inovação", iniciativa da Rede Pernambucana de Laboratórios de Inovação do Judiciário (Massapê), iniciativa conjunta do TJPE, TRE-PE, TRT-6 e JFPE.
---
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Gutemberg Soares / Fotos: Juan Rodrigues