Publicada em 09/05/2025 às 15h55
Encerrando a programação da Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação no TRT-6, o Subcomitê de Prevenção e Enfrentamento da Violência, Assédio e Discriminação no 1º e 2º Graus de Jurisdição destaca importantes iniciativas realizadas para a proteção do quadro funcional. O objetivo do grupo é prevenir e combater a prática do assédio em suas diferentes formas em todo o Regional.
Comandadas pela desembargadora Carmen Vieira e pela juíza Cristina Callou, as ações, em sua maioria inéditas, já têm rendido frutos. Foram desenvolvidas capacitações sobre o tema para oficiais de justiça, servidores de gabinetes e profissionais terceirizados; campanhas de combate à prática, com vídeos, matérias e posts nas redes sociais do Tribunal; elaboração da Política de Prevenção e Enfrentamento; além da criação de um ambiente seguro, sigiloso e acolhedor para o recebimento de denúncias.
Além disso, foram assinados Termos de Ajuste de Conduta entre as partes envolvidas, por intermédio das pessoas que integram o grupo de trabalho.
Para a desembargadora Carmen Vieira, que coordena o subcomitê, a quebra da cultura do assédio no Judiciário já teve início. "À medida que agimos com seriedade, implantando ações concretas e que surtem efeito prático, conquistamos a confiança daquelas pessoas sujeitas a condutas abusivas no ambiente de trabalho. A nossa atuação é silenciosa, mas fiquem certos que estamos avançando muito", comentou. Ela registra que as denúncias são fundamentais para o sucesso das ações.
O subcomitê recebe denúncias pelo e-mail denunciasubcomiteassedio[at]trt6.jus[dot]br, pelos canais da Ouvidoria ou pessoalmente, através dos seus membros.
Conheça a Política de Prevenção e Enfrentamento da Violência, do Assédio e de Todas as Formas de Discriminação no âmbito do TRT-6
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Maria Eduarda Vaz / Imagem: Iasminne Oliveira