Publicada em 12/05/2025 às 10h47 (atualizada há 12/05/2025 - 10:48)
O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Paulo Alcantara, realizou correição ordinária presencial na 1ª Vara do Trabalho de Jaboatão dos Guararapes. Acompanhado da secretária em exercício da Corregedoria, Nadja Cristina Freitas de Holanda, o magistrado visitou a VT na terça-feira (6/5). A equipe correicional foi recepcionada pelo juiz titular da VT, Saulo Bosco Souza de Medeiros; pela juíza substituta, Evellyne Ferraz Correia, pela diretora de Secretaria, Leticia Fernandes Duarte, e pelos demais servidores e servidoras da unidade.
A correição constatou que a Vara atingiu todas as metas estabelecidas pelo CNJ para 2024 e que progrediu, em comparação à visita anterior, em relação aos mesoindicadores “produtividade” e “acervo”. Destacaram-se o índice de processos solucionados por conciliação em 2024, de 59,52%, e o índice de processos de conhecimento julgados de 100,6%, bem como os prazos médios processuais, todos abaixo da média do Regional, da média da Região Metropolitana e da média nacional. A Corregedoria enfatizou, ainda, a boa organização das principais tarefas que integram o fluxo do Pje.
Na ocasião, o desembargador ressaltou que, aos 27 anos, tomou posse no TRT-6, de modo que defende a valorização da Justiça do Trabalho, além de discorrer sobre as atividades que desenvolve no Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e seu comando frente à Polícia Judicial, que tem o papel de assegurar um ambiente laboral seguro e tranquilo. E mencionou a conclusão da elaboração do projeto político-pedagógico da Academia Nacional de Polícia Judicial, que será entregue ao CNJ, e que a Corregedoria se apresenta como um setor de apoio e cooperação das unidades judiciárias.
Após a leitura da ata, o desembargador manifestou a relevância do Projeto Garimpo para a sua gestão, ressaltando a participação do juiz Saulo Bosco como coordenador da iniciativa, que tem o objetivo de atender à sociedade com o pagamento de valores aos credores trabalhistas. O corregedor convidou os presentes para conhecer a Corregedoria e os trabalhos desenvolvidos, frisando que tem buscado por ferramentas a serem disponibilizadas para auxiliar na liquidação das sentenças e atualização de cálculos trabalhistas.
Na sua fala, o juiz Saulo Bosco referiu-se às servidoras e aos servidores da unidade como uma família, na qual todos fazem sua parte, abraçando cada causa, agradecendo assim a todos. Por sua vez, a juíza Evellyne Ferraz reportou-se à equipe como fantástica, por desenvolver o trabalho com leveza, empenho e dedicação, inclusive os que se encontram no teletrabalho. Ela declarou ser um prazer trabalhar com o juiz titular e com a diretora, proferindo elogios a esta por ser atenta e bem coordenar a equipe. A magistrada agradeceu a presença do corregedor, dizendo admirar sua atuação em várias frentes. E a diretora Letícia Fernandes verbalizou agradecimentos ao corregedor e às servidoras e aos servidores da Vara.
Encerrados os trabalhos, o corregedor agradeceu a acolhida e a colaboração prestada, proferindo elogios ao juiz titular e à juíza substituta, parabenizando pela excelência e celeridade dos serviços, mencionando o alto nível de competência e conhecimento de ambos. O desembargador também agradeceu aos integrantes da equipe da Corregedoria do TRT-6.
---
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto/foto: Corregedoria TRT-6