Publicada em 13/05/2025 às 12h21 (atualizada há 13/05/2025 - 12:33)
O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Paulo Alcantara, acompanhado da secretária da Corregedoria Regional, Renata Maria Pessoa Maranhão de Lima, e demais integrantes da equipe, realizou, na sexta-feira (9/5), correição ordinária presencial na 18ª Vara do Trabalho do Recife.
Participaram da correição a juíza titular da 18ª VT do Recife, Rosa Melo Machado Rodrigues Faria, o diretor de Secretaria, Carlos Alberto Falcão Maia, e demais servidoras e servidores que compõem a unidade.
Constatou-se que a 18ª Vara do Recife atingiu todas as metas estabelecidas pelo CNJ para 2024. E que a Unidade progrediu em comparação ao lapso anterior em relação aos mesoindicadores Produtividade, Taxa de congestionamento e Força de Trabalho, mantendo-se estável quanto ao mesoindicador Celeridade.
Destacaram-se os prazos do ajuizamento da ação até a realização da 1ª audiência e do início ao encerramento da liquidação, situados abaixo das médias do Tribunal, da Região e da média nacional. Ainda, relevante mencionar uma boa organização das principais tarefas que integram o fluxo do PJe da Vara.
Ao final, o corregedor deu início à reunião ressaltando ser juiz de carreira, tendo passado 25 anos atuando no primeiro grau, de modo que defende a valorização da Justiça do Trabalho. Externalizou preocupação com a falta de estrutura da primeira instância da Capital, no particular, a espera para a ocupação da sede própria.
Discorreu sobre o trabalho que desenvolve no Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e seu comando à frente da Polícia Judicial do TRT-6. Afirmou que um dos papeis da Polícia Judicial é assegurar a magistrados e magistradas, bem como a servidores e servidoras, um ambiente seguro para trabalhar. No ponto, mencionou a entrega ao CNJ do Projeto Político Pedagógico da Academia Nacional de Polícia Judicial (ANPJ). Afirmou, por fim, que a Corregedoria se apresenta como um setor de apoio e cooperação das Unidades Judiciárias.
Após a leitura do resumo da ata, o corregedor manifestou a relevância do Projeto Garimpo para a sua gestão, que no seu entendimento tem como objetivo atender à Sociedade com o pagamento de valores aos credores trabalhistas. Neste sentido, citou exemplo de um processo no qual, após longos anos, houve o pagamento à reclamante.
A juíza titular, Rosa Melo Machado Rodrigues Faria, destacou que a falta de espaço físico próprio de trabalho esvazia os relacionamentos, salientando que mesmo diante das dificuldades a equipe está de parabéns, especialmente o diretor de Secretaria, frisando que todos estão no mesmo barco, trabalhando da melhor forma possível, o que reflete nos bons números alcançados pela Vara.
Por sua vez, o diretor de Secretaria, Carlos Alberto Falcão Maia, agradeceu aos servidores e às servidoras pela ajuda diária e o sentimento de equipe. De igual forma, o corregedor proferiu elogios à equipe e à magistrada Rosa Melo, bem como às integrantes e aos integrantes da equipe de Correição do Regional.
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e foto: Corregedoria Regional (cortesia)