Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-6 participa da 3ª Reunião da Comissão de Direito do Trabalho da OAB

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, representado pelo vice-presidente, desembargador Eduardo Pugliesi, pela juíza do trabalho, Andréa Keust, e por servidoras/es de unidades de conciliação do Tribunal, participou da 3ª Reunião da Comissão de Direito do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil - Pernambuco. O Encontro aconteceu na tarde da terça-feira (13/5), na sede do órgão, promovendo um bate-papo com advogadas e advogados sobre "Formas de Solução de Conflitos - RPP e HTE".

Álbum de fotos

Antes de entrar na temática da reunião, o desembargador Pugliesi aproveitou o momento para apresentar e explicar, de forma didática e com uso de slides, como funciona a nova dinâmica dos agravos internos interpostos contra decisões que neguem seguimento a recursos de revista. A novidade é um marco não apenas para o TRT de Pernambuco, mas para toda a Justiça do Trabalho no país, uma vez que atende à recente Resolução n.º 224/2024 do Tribunal Superior do Trabalho, modernizando e trazendo melhorias efetivas para a Justiça do Trabalho e, principalmente, para os cidadãos e cidadãs que esperam e precisam da solução de seus processos.

O Regional já havia sido o primeiro do país a regulamentar o funcionamento da reforma internamente, publicando a Resolução Administrativa TRT6 n.º 5/2025. Essas mesmas informações foram recentemente apresentadas durante sessão do Pleno do Regional na segunda-feira que julgou os primeiros agravos internos sob a nova regulamentação (12/5). Ao final de sua fala o desembargador deixou as portas do Regional abertas para solucionar dúvidas que operadoras/es do direito possam ter sobre o assunto.

A juíza Andréa Keust, em prosseguimento, discorreu sobre as "Formas de Solução de Conflitos - RPP (Reclamação Pré-Processual) e HTE (Homologação de Transação Extrajudicial)", falando sobre a efetividade, requisitos e documentação necessária para a interposição desses instrumentos jurídicos. O TRT-6 incentiva advogadas/os a fazerem uso dessas ferramentas, para desafogar a fila de processos legais e ganhar tempo, entregando com maior efetividade a prestação jurisdicional, finalidade maior da Justiça do Trabalho. 

A reunião é mais um evento preparatório da Semana Nacional de Conciliação Trabalhista 2025, que ocorre de 26 a 30 de maio.
 

     Notícias relacionadas:

     TRT-6 reafirma pioneirismo e Pleno julga os primeiros agravos internos

     Na vanguarda, TRT-6 regulamenta agravo interno contra decisões que neguem seguimento de recurso de revista
 


Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Silvio Britto / Fotos: Juan Rodrigues