Publicada em 14/05/2025 às 13h21
O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região faz parte da mobilização nacional de promoção da campanha Maio Laranja, que se propõe a dar visibilidade ao combate da violência sexual infantil, fomentando a discussão sobre os abusos a que podem estar sujeitas/os crianças e adolescentes. A Seção de Serviço Social, vinculada à Divisão de Saúde, visitará os locais de trabalho do edifício-sede nesta quarta e quinta-feira (14 e 15/5), distribuindo cartilhas educativas aos(às) servidores(as), magistrados(as) e terceirizados(as) e incentivando o diálogo sobre a questão.
O material disponibilizado é uma ferramenta a ser utilizada por pais e responsáveis para prevenção, que passa necessariamente pela educação, informação e criação de ambientes seguros para crianças e adolescentes. A garantia do desenvolvimento sexual de crianças e adolescentes de forma saudável e sem violência deve ser um compromisso coletivo.
Denunciar é um ato de coragem, solidariedade e mais uma importante ferramenta nesse processo. O Disque 100 é um canal de denúncia anônima que recebe e encaminha casos de abuso sexual para a Rede de Proteção Especializada, que será encarregada de comprovar a violência, proteger as vítimas e responsabilizar os culpados.
Maio Laranja - No Brasil, o 18 de Maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. No Brasil, a campanha foi instituída pela Lei 14.432/2022, contemplando um conjunto de ações e de concepções desenvolvidas no âmbito Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), instituído pela Lei 9.970/2000. A data foi estabelecida em memória da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de oito anos de idade, assassinada em 18 de maio de 1973, com marcas de violência e abuso sexual. Como símbolo da campanha, foi escolhida uma flor de cor laranja, como forma de recordação dos desenhos feitos na infância e lembrança da delicadeza e da necessidade de cuidado e proteção.
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Silvio Britto / fotos: Jéssica Marques