Publicada em 15/05/2025 às 21h26 (atualizada há 16/05/2025 - 16:26)
O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região realizou, na noite da quinta-feira (15/5), a tradicional cerimônia de entrega das Medalhas Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira (mérito judiciário) e Juiz Eurico de Castro Chaves Filho (mérito funcional). A solenidade, realizada no Teatro de Santa Isabel, agraciou com o mérito judiciário 36 personalidades e duas instituições de diversas áreas. Já o mérito funcional reconheceu o trabalho e a dedicação de 22 integrantes do quadro de pessoal da instituição. Ministros, desembargadoras/es, juízas/es, procuradoras/es, defensores, advogados, professores, médicos, políticas/os, empresárias/os, um líder religioso, servidoras/es, instituições e organizações sociais integraram a lista de homenageadas/os em 2025.
O comando do evento ficou a cargo do presidente do TRT-6, desembargador Ruy Salathiel, que, na presença dos seus pares, deu andamento à cerimônia. Estiveram presentes os/as desembargadores/as Eduardo Pugliesi, vice-presidente, Paulo Alcantara, corregedor, Gisane Barbosa de Araújo, Ivan de Souza Valença Alves, Valdir José Silva de Carvalho, Maria Clara Saboya Albuquerque Bernardino, Nise Pedroso Lins de Sousa, Sergio Torres Teixeira, Fábio André de Farias, José Luciano Alexo da Silva, Ana Cláudia Petruccelli de Lima, Solange Moura de Andrade, Virgínio Henriques de Sá e Benevides, Fernando Cabral de Andrade Filho, Edmilson Alves da Silva, e a procuradora-chefe do MPT-PE, Ana Carolina Lima Vieira.
“Estas medalhas representam não apenas o reconhecimento institucional, mas também a celebração do compromisso com a Justiça do Trabalho, com a ética e com a promoção dos valores republicanos”, afirmou o desembargador presidente, Ruy Salathiel. “Ao concedê-las, reverenciamos trajetórias marcadas pela dedicação, integridade e pela inestimável contribuição ao fortalecimento de nossa missão jurisdicional”, reforçou. “Que este momento simbolize o apreço desta Casa e o reconhecimento de toda a sociedade pelo legado que cada um de vocês vem construindo”, concluiu, parabenizando os agraciados e declarando a abertura formal da solenidade.
Também compuseram a mesa de honra: o ministro presidente do TST, Aloysio Côrrea da Veiga; o ministro do TST Antônio Fabrício de Matos Gonçalves; a procuradora-geral do Estado de Pernambuco, Bianca Ferreira Teixeira (representando a governadora Raquel Lyra); o desembargador Adalberto de Oliveira Melo (representando o presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto); o deputado Alberto Feitosa (representando o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto); o presidente do TRF da 5ª Região, desembargador Roberto Machado; o presidente do TRE-PE, desembargador Cândido José da Fonte Saraiva Moraes; o conselheiro Rodrigo Novaes (representando o presidente do TCE-PE, Valdecir Pascoal); o procurador-geral do Recife, Pedro Pontes (representando o prefeito João Campos); a presidente da OAB-PE, Ingrind Zanella; o presidente da Amatra6, juiz Rafael Val Nogueira; e a presidente da AATP, advogada Alexandra Vilella.
Depois da execução do Hino Nacional, aconteceu a apresentação cultural da Orquestra de Câmara do Alto da Mina. Sob a regência do maestro Eugene Lamy, o grupo, formado por doze jovens músicos, emocionou a plateia, executando “Feira de Mangaio” (Sivuca), e, com a especial participação da cantora Bella Schneider, outros dois números: “Aleluia” – de Leonard Cohen e “Madeira que cupim não rói” – do mestre Capiba. O projeto social da orquestra, que oferece aprendizado e formação musical para meninas e meninos da comunidade de Bultrins, em Olinda, conta com a parceria e o apoio institucional do TRT-6. Na sequência, coube à secretária do Tribunal Pleno, Karina Lustosa, proceder à leitura dos históricos das medalhas, bem como dos atos concessivos, aprovados por deliberação dos integrantes do colegiado do TRT-6.
Cordel – Antes da entrega da medalha do mérito funcional Juiz Eurico de Castro Chaves Filho, foi realizado o lançamento do cordel “Tráfico de Pessoas e Patamar Civilizatório Numa Época Não Passada”, escrito por Allan Sales, a partir de pesquisa histórica do magistrado Paulo Alcantara. O livreto, que recebeu apoio da Organização Internacional para as Migrações (OIM-ONU), foi distribuído para o público no final da cerimônia.
Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira: Instituída em 1987 pelo então presidente do TRT-PE, desembargador José Guedes Corrêa Gondim Filho, leva o nome do político pernambucano que foi conselheiro de Estado no Brasil Império e importante figura na abolição da escravatura. João Alfredo Corrêa de Oliveira foi signatário da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888.
Medalha Juiz Eurico de Castro Chaves Filho: Também criada em 1987 pelo desembargador José Gondim Filho, a condecoração alude ao magistrado que presidiu o Regional da 6a Região nos períodos de 1946/1951, 1955/1959 e 1963/1966. Durante a gestão de Eurico de Castro Chaves Filho, em 1946, o órgão passou a integrar o Poder Judiciário da União.
----------
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Gutemberg Soares / Foto: Juan Rodrigues