Publicada em 19/05/2025 às 14h00 (atualizada há 20/05/2025 - 15:28)
O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Paulo Alcantara, falou para o Bom Dia Pernambuco, da TV Globo, sobre o tráfico de pessoas e as formas de combatê-lo e denunciá-lo. A entrevista aconteceu nesta segunda-feira (19/5). Em Pernambuco, as denúncias podem ser feitas pelo e-mail traficodepessoas[at]trt6.jus[dot]br. Nacionalmente, o Disque 100 recebe ligações gratuitas.
Confira a entrevista na íntegra
Na ocasião, ele também comentou sobre o cordel “Tráfico de pessoas e patamar civilizatório numa época não passada”, lançado na quinta-feira (15/5). O livreto recebeu apoio da Organização Internacional para as Migrações (OIM-ONU) e foi distribuído para o público no final da entrega das medalhas do TRT-6. A obra também conta com a reprodução de um folheto da OIM-ONU Migração com informações de alerta e de como prevenir e denunciar esses crimes. A capa do cordel é a reprodução do famoso quadro “Balsa da Medusa" (Le Radeau de la Méduse) - pintura à óleo do artista Théodore Gericault, atualmente em exposição no Museu do Louvre - cujo tema (um naufrágio durante um transporte de pessoas entre a França e o Senegal) alude aos problemas que afligem as pessoas que são vítimas do tráfico humano em quaisquer de suas vertentes.
O desembargador Paulo Alcantara exerce as funções de coordenador do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco; coordenador do Comitê Estadual Judicial de Enfrentamento à Exploração do Trabalho em Condição Análoga à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco do CNJ; gestor do Programa Regional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante, no âmbito do TRT-6; e membro do Comitê Estadual Interinstitucional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
_
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida reprodução mediante citação da fonte
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e foto: Maria Eduarda Vaz