Publicada em 04/06/2025 às 15h49
O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Paulo Alcântara, acompanhado da secretária da Corregedoria Regional, Renata Maria Pessoa Maranhão de Lima, e de demais integrantes da Equipe, realizou, no dia 27/5, correição ordinária presencial na 1ª Vara do Trabalho de Olinda.
Participaram da correição a juíza titular da Vara do Trabalho, Ana Cristina da Silva, o diretor de secretaria, Rodrigo Teixeira Paiva, e demais servidoras e servidores que compõem as unidades. Por ocasião da Correição, destacaram-se os prazos médios, que estão abaixo da média do TRT-6, da região e da média nacional:
- 124 dias entre o ajuizamento da ação até a prolação de sentença;
- 45 dias do ajuizamento da ação até a realização da 1ª Audiência;
- 68 dias da realização da 1ª audiência até o encerramento da instrução processual;
- 838 dias do ajuizamento da ação até o arquivamento definitivo.
A Vara atingiu todas as metas estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2024, quais sejam, 1, 2, 3 e 5, progredindo em comparação ao lapso anterior em relação ao mesoindicador “celeridade”.
Ao final, antes de dar início à reunião, o desembargador Paulo Alcântara concedeu a palavra à juíza substituta que estava em exercício na Vara, Suellen Sampaio de Andrade Coelho, que agradeceu a recepção e parabenizou a equipe da Unidade, retirando-se em seguida.
O Corregedor iniciou a reunião ressaltando que passou 25 anos como Juiz de 1º grau, de modo que defende a valorização da 1ª Instância, sobremaneira as condições de trabalho dos juízes e juízas, servidores e servidoras. Afirmou que a Corregedoria se apresenta como um setor de apoio e cooperação das Unidades Judiciárias, objetivando orientar, uniformizar e equilibrar as atividades desenvolvidas.
Manifestou a relevância da efetividade da execução para a sua gestão, como também o Projeto Garimpo. Discorreu o corregedor, ainda, sobre o trabalho que desenvolve no enfrentamento ao tráfico de pessoas, bem como junto à Polícia Judicial para a segurança dos magistrados/as, servidores/as e partes.
Após a leitura do resumo da Ata de correição, manifestou satisfação com os números alcançados pela Unidade, agradeceu em nome dos que compõem a Corregedoria, e, por fim, convidou os magistrados e a equipe da Vara a conhecer a secretaria da Corregedoria e os trabalhos que são desenvolvidos.
A juíza titular da Vara do Trabalho, Ana Cristina da Silva, agradeceu aos/às servidores/as da Corregedoria e ao desembargador pelas palavras, bem como à sua equipe, pelo trabalho coletivo e solidário que desenvolvem, em especial ao diretor, que conduz as atividades com grande harmonia.
Na oportunidade da Correição, a secretária da Corregedoria ouviu advogadas e advogados a seguir nomeados, presentes ao Fórum, os quais pediram para registrar em ata elogios à equipe e ao trabalho desenvolvido na 1ª VT de Olinda, em face do cumprimento dos prazos, do ótimo atendimento, da rapidez dos atos processuais, como também da condução da Unidade pela magistrada e magistrado, são eles:
- Thelma Marques, OAB/PE nº 16.886;
- Thaiza Teixeira Campos, OAB/PE nº 59.172;
- Ana Carolina Leimig Ramos de Souza, OAB/PE nº 37.896; e
- Samuel Brasileiro, OAB/PE nº 14.529.
Encerrados os trabalhos, o corregedor regional, desembargador Paulo Alcântara, agradeceu a acolhida e a colaboração prestada pelas servidoras e pelos servidores da Vara.
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e Fotos: Corregedoria Regional (cortesia)