Publicada em 09/06/2025 às 12h30 (atualizada há 09/06/2025 - 14:17)

O 43º Encontro do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleouv) foi realizado, no período de 4 a 6 de junho, no prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ). O evento teve por objetivo aprimorar métodos de gestão, focado na inovação de processos e no alinhamento com as necessidades da sociedade, por meio de debates sobre customizações de sistemas, elaboração de manuais e atualização de procedimentos. O ouvidor do TRT-6, desembargador Valdir de Carvalho, e a secretária da Ouvidoria, Izabela Luquet Lins e Silva Guimarães, participaram do encontro.
O foco dessa 43ª edição foi o atendimento a grupos vulneráveis, como pessoas em situação de rua e vítimas de violências de gênero, reforçando o compromisso com a promoção da equidade e dos direitos humanos. O ouvidor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conselheiro Marcello Terto e Silva, participou da cerimônia de abertura e foi o palestrante no painel “Superando Barreiras - Desafios e Soluções para Implementar as diretrizes da Resolução 432/2021 do CNJ”. Numa das rodas de conversas foi abordado o tema Violência de Gênero e Raça. Na ocasião, a juíza do TRT-10 (DF-TO) Noêmia Aparecida Garcia Porto apresentou o painel “Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e Discriminação no Poder Judiciário Trabalhista”, tendo como mediadora a desembargadora do Trabalho no TRT-4 e presidente do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (COJUM), Tânia Reckziegel.
A programação completa incluiu palestras, reuniões, rodas de conversa, oficinas e uma visita guiada a pontos históricos do Rio de Janeiro, locais que ajudam a contar a herança cultural africana na formação do país.
---
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Gutemberg Soares / foto: Secretaria de Comunicação Social e Cerimonial do TRT-1 (RJ)