Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

Correição ordinária nas duas Varas do Trabalho de Carpina

O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Paulo Alcântara, acompanhado da secretária da Corregedoria Regional, Renata Maria Pessoa Maranhão de Lima, e de demais integrantes da equipe, realizou, no dia 10 de junho, correição ordinária presencial nas 1ª e 2ª Varas de Carpina. Participaram da correição  o juiz titular da 1ª Vara do Trabalho, Agenor Martins Pereira,  a juíza titular da 2ª Vara do Trabalho, Laura Cavalcanti de Morais,  as diretoras de secretaria, Thais Sena Lima e Maria Monica de Sa Leite, e demais servidoras e servidores que compõem as unidades.

No tocante à 1ª Vara do Trabalho destacaram-se os prazos de 47 dias entre o ajuizamento da ação até a prolação de sentença; de 30 dias do ajuizamento da ação até a realização da 1ª audiência;  de 31 dias da realização da 1ª audiência até o encerramento da instrução processual; e de nove dias da conclusão até a prolação da sentença; eis que estão todos abaixo da média do TRT-6 e da média nacional.  A 1ª VT atingiu todas as metas estabelecidas pelo CNJ para 2024 e progrediu em comparação ao lapso anterior em relação aos mesoindicadores  acervo, produtividade e taxa de congestionamento, mantendo a 1ª posição quanto ao mesoindicador força de trabalho. 

No que diz respeito à 2ª Vara do Trabalho chamou a atenção os prazos processuais: de 20 dias entre o ajuizamento da ação até a prolação de sentença; de 24 dias do ajuizamento da ação até a realização da 1ª audiência; de seis dias da realização da 1ª audiência até o encerramento da instrução processual; de três dias da conclusão até a prolação da sentença; eis que estão todos abaixo da média do TRT-6, da média da Região da Mata Norte e também da média nacional. Registra-se o excelente percentual de 68,12% de sentenças líquidas e que a 2ª VT atingiu todas as metas estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2024 (1, 2, 3 e 5). Ainda, relevante mencionar uma boa organização das principais tarefas que integram o fluxo do PJe da Vara.

O desembargador corregedor iniciou a reunião final ressaltando que passou 25 anos como juiz de 1º grau, de modo que defende a valorização da 1ª Instância, sobremaneira as condições de trabalho dos juízes e juízas, servidores e servidoras. Afirmou que a Corregedoria se apresenta como um setor de apoio e cooperação das Unidades Judiciárias, objetivando orientar, uniformizar e equilibrar as atividades desenvolvidas.

Manifestou a relevância da efetividade da execução para a sua gestão, como também o Projeto Garimpo. Discorreu, ainda, sobre o trabalho que desenvolve no enfrentamento ao tráfico de pessoas, bem como junto à Polícia Judicial para a segurança dos magistrados/magistradas, servidores/servidoras e partes. 

Após a leitura do resumo da Ata de correição, o desembargador manifestou satisfação com os números alcançados pela Unidade, agradeceu em nome dos/as que compõem a Corregedoria, e, convidou o magistrado e a magistrada e as equipes a conhecer a secretaria da Corregedoria e os trabalhos que são desenvolvidos.

O juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Carpina, Agenor Martins Pereira, ressaltou que está há dez anos na titularidade da Vara e que a equipe trabalha em constante progressão, não somente das atividades como das relações interpessoais, eis que todos/as se ajudam, partilhando o trabalho. O magistrado cumprimentou individualmente cada servidor/a, destacando que o resultado é coletivo, ao tempo em que agradeceu pela dedicação e comprometimento. Verbalizou agradecimento também pela vinda da 2ª VT de Carpina, que tem uma excelente e contributiva equipe, e que hoje o compartilhamento do trabalho é em prol de prestarem um melhor serviço à sociedade.

A juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Carpina, Laura Cavalcanti de Morais Botelho, pontuou que era um dia muito especial para todos/as por estarem juntos/as no Fórum de Carpina. Agradeceu nominalmente a cada um/a dos/as seis servidores/as da 2ª VT por todo o empenho, especialmente à diretora, eis que, além da capacidade técnica, tem um lado humano que conduz a equipe da melhor maneira. Agradeceu à equipe da 1ª VT pela recepção e acolhimento de todos/as, em nome da diretora Thaís e do juiz Agenor.  Por fim, verbalizou agradecimentos ao corregedor e à secretária da corregedoria pelas palavras e pelo apoio. 

Encerrados os trabalhos, o corregedor regional, desembargador Paulo Alcântara, agradeceu a acolhida e a colaboração prestada pelas servidoras e pelos servidores de ambas as Varas.


Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e Fotos: Corregedoria Regional (cortesia)