Publicada em 16/06/2025 às 13h44
O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Paulo Alcântara, acompanhado da secretária da Corregedoria Regional, Renata Maria Pessoa Maranhão de Lima, e de demais integrantes da equipe, realizou, no dia 10 de junho, correição ordinária presencial nas 1ª e 2ª Varas de Carpina. Participaram da correição o juiz titular da 1ª Vara do Trabalho, Agenor Martins Pereira, a juíza titular da 2ª Vara do Trabalho, Laura Cavalcanti de Morais, as diretoras de secretaria, Thais Sena Lima e Maria Monica de Sa Leite, e demais servidoras e servidores que compõem as unidades.
No tocante à 1ª Vara do Trabalho destacaram-se os prazos de 47 dias entre o ajuizamento da ação até a prolação de sentença; de 30 dias do ajuizamento da ação até a realização da 1ª audiência; de 31 dias da realização da 1ª audiência até o encerramento da instrução processual; e de nove dias da conclusão até a prolação da sentença; eis que estão todos abaixo da média do TRT-6 e da média nacional. A 1ª VT atingiu todas as metas estabelecidas pelo CNJ para 2024 e progrediu em comparação ao lapso anterior em relação aos mesoindicadores acervo, produtividade e taxa de congestionamento, mantendo a 1ª posição quanto ao mesoindicador força de trabalho.
No que diz respeito à 2ª Vara do Trabalho chamou a atenção os prazos processuais: de 20 dias entre o ajuizamento da ação até a prolação de sentença; de 24 dias do ajuizamento da ação até a realização da 1ª audiência; de seis dias da realização da 1ª audiência até o encerramento da instrução processual; de três dias da conclusão até a prolação da sentença; eis que estão todos abaixo da média do TRT-6, da média da Região da Mata Norte e também da média nacional. Registra-se o excelente percentual de 68,12% de sentenças líquidas e que a 2ª VT atingiu todas as metas estabelecidas pelo CNJ para o ano de 2024 (1, 2, 3 e 5). Ainda, relevante mencionar uma boa organização das principais tarefas que integram o fluxo do PJe da Vara.
O desembargador corregedor iniciou a reunião final ressaltando que passou 25 anos como juiz de 1º grau, de modo que defende a valorização da 1ª Instância, sobremaneira as condições de trabalho dos juízes e juízas, servidores e servidoras. Afirmou que a Corregedoria se apresenta como um setor de apoio e cooperação das Unidades Judiciárias, objetivando orientar, uniformizar e equilibrar as atividades desenvolvidas.
Manifestou a relevância da efetividade da execução para a sua gestão, como também o Projeto Garimpo. Discorreu, ainda, sobre o trabalho que desenvolve no enfrentamento ao tráfico de pessoas, bem como junto à Polícia Judicial para a segurança dos magistrados/magistradas, servidores/servidoras e partes.
Após a leitura do resumo da Ata de correição, o desembargador manifestou satisfação com os números alcançados pela Unidade, agradeceu em nome dos/as que compõem a Corregedoria, e, convidou o magistrado e a magistrada e as equipes a conhecer a secretaria da Corregedoria e os trabalhos que são desenvolvidos.
O juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Carpina, Agenor Martins Pereira, ressaltou que está há dez anos na titularidade da Vara e que a equipe trabalha em constante progressão, não somente das atividades como das relações interpessoais, eis que todos/as se ajudam, partilhando o trabalho. O magistrado cumprimentou individualmente cada servidor/a, destacando que o resultado é coletivo, ao tempo em que agradeceu pela dedicação e comprometimento. Verbalizou agradecimento também pela vinda da 2ª VT de Carpina, que tem uma excelente e contributiva equipe, e que hoje o compartilhamento do trabalho é em prol de prestarem um melhor serviço à sociedade.
A juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Carpina, Laura Cavalcanti de Morais Botelho, pontuou que era um dia muito especial para todos/as por estarem juntos/as no Fórum de Carpina. Agradeceu nominalmente a cada um/a dos/as seis servidores/as da 2ª VT por todo o empenho, especialmente à diretora, eis que, além da capacidade técnica, tem um lado humano que conduz a equipe da melhor maneira. Agradeceu à equipe da 1ª VT pela recepção e acolhimento de todos/as, em nome da diretora Thaís e do juiz Agenor. Por fim, verbalizou agradecimentos ao corregedor e à secretária da corregedoria pelas palavras e pelo apoio.
Encerrados os trabalhos, o corregedor regional, desembargador Paulo Alcântara, agradeceu a acolhida e a colaboração prestada pelas servidoras e pelos servidores de ambas as Varas.
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e Fotos: Corregedoria Regional (cortesia)