Publicada em 01/07/2025 às 14h12 (atualizada há 01/07/2025 - 14:32)

O presidente da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau, Januário Pedro Corrêa, e a presidente da Comissão de Acesso ao Direito e à Justiça da instituição, advogada Beatriz Furtado, realizaram, na manhã desta terça-feira (1º/7), uma visita de cortesia ao Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região. Na ocasião, foram recebidos pelo presidente do TRT-6, desembargador Ruy Salathiel. O professor da Universidade de Pernambuco e coordenador da Associação Força Guiné, Arnaldo Sucuma, e a vice-presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-PE, advogada Márcia Santos, também integraram a comitiva.
Em visita ao país, o objetivo dos profissionais africanos é conhecer melhor o funcionamento, a estrutura e demais aspectos do Judiciário brasileiro. Na conversa, mencionou-se o avanço da legislação brasileira no tocante às regras para composição dos tribunais e das instâncias superiores, com previsão constitucional para a participação de quadros oriundos da advocacia.
Januário Pedro Corrêa mencionou as dificuldades enfrentadas por advogadas e advogados da Guiné-Bissau, notadamente com relação à formação inicial e ao posterior aperfeiçoamento e capacitação. O presidente Ruy Salathiel colocou a estrutura do Tribunal à disposição, aproveitando para convidar os visitantes para participar do Congresso Internacional da Ejud-6, que será realizado nos dias 18 e 19 de setembro, abordando o tema “Justiça do Trabalho e Protocolos de Julgamento: O Mundo do Trabalho na Perspectiva dos Direitos Humanos".
---
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e foto: Gutemberg Soares