Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

Desembargador do TRT-6 está concorrendo ao Prêmio Innovare

desembargador Paulo Alcântara, corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, está concorrendo ao Prêmio Innovare na categoria Juiz, com a prática “Cordel Tráfico de Pessoas e Patamar Civilizatório - Pesquisa Histórica”. A iniciativa, em parceria com a Organização Internacional para as Migrações do sistema das Nações Unidas, utiliza a literatura de cordel como ferramenta para abordar a grave problemática do tráfico de pessoas. O trabalho é fruto de pesquisa histórica do desembargador Paulo Alcântara e versejado pelo cordelista Allan Sales.

O cordel, que em breve será disponibilizado em formato de e-book, já está disponível para leitura em formato PDF aqui. A obra traz um apêndice da OIM ONU Migração sobre o tráfico de pessoas, informando sobre a prática, formas de prevenção e denúncia. O projeto realiza a divulgação da temática por meio do cordel e em palestras informativas em metrôs, rodoviárias, aeroportos, e em audiências públicas nos municípios pernambucanos.

Na segunda etapa da avaliação da premiação, o Regional recebeu, no dia 07 de julho, a visita do consultor especializado, Rafael Medeiros Cavalcanti de Albuquerque, que realizou uma entrevista com o coordenador da prática, o desembargador Paulo Alcântara.

Prêmio Innovare - A premiação tem como objetivo o reconhecimento e a disseminação de práticas inovadoras desenvolvidas no interior do sistema de Justiça do Brasil e que contribuem para o aprimoramento da prestação jurisdicional. Criado em 2004, o prêmio está em sua 22ª edição em 2025. Ao todo, 298 iniciativas já foram destacadas com prêmios e menções honrosas. Boa parte delas já se tornaram políticas públicas.


Combate ao Tráfico de Pessoas no TRT-6 - Através da Resolução Administrativa 13/2024, o TRT-6 instituiu, em maio de 2023, o Programa Regional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do(a) Migrante. A iniciativa é coordenada regionalmente pelo desembargador Paulo Alcantara e pelo juiz Ibrahim Alves da Silva Filho. As ações de enfrentamento ao tráfico de pessoas já são desenvolvidas no Regional desde 2022, com a realização de workshops, cursos, lives, seminários internacionais e simpósios, além de lançamento de cartilhas, cordéis e podcast, entre outras ações.
As atividades são desenvolvidas através do Grupo de Trabalho de Formação e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco, que reúne entidades ligadas à repressão desse tipo de prática no estado. São instituições-membro o TRT-6, TJPE, MPT-PE, MPPE, Freedom Fund, Heal Trafficking, Exodus Road, Governo do Estado, GTP+, Gestos, UFPE, Unicap, OIM, Coletivo Mulher Vida, Prefeitura do Recife, Defensoria Pública da União, Grecia, Cáritas Brasileira e a Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo.



Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto, Imagens e Foto: Corregedoria Regional (cortesia)