Publicada em 14/07/2025 às 13h34
O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, por intermédio de seu Comitê Gestor Regional do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade, e com o apoio da Escola Judicial, promoveu, na sexta-feira (11/7), um curso focado no “Letramento em Raça, Gênero e Anticapacitismo”. O evento aconteceu na sede da Ejud-6, sendo também transmitido em tempo real para servidores/as que optaram por esta forma de participação.
A iniciativa, que também integra o programa Justiça Diversa e Inclusiva (JusDiva), busca promover ações formativas voltadas à sensibilização para as múltiplas expressões do racismo estrutural, da LGBTfobia, da desigualdade de gênero e do capacitismo. O objetivo é fomentar práticas institucionais mais inclusivas, equitativas e alinhadas aos princípios da dignidade da pessoa humana, da igualdade, e do respeito à diversidade.
Participaram da capacitação como instrutoras/es a juíza do Trabalho Ana Cristina Silva, que iniciou o evento com a apresentação da primeira palestra da manhã, abordando o tema “Letramento Racial”. Na sequência, a também magistrada do TRT-6 Laura Botelho, apresentou o tema “Gênero, Justiça e Transformação: caminhos para uma atuação institucional antidiscriminatória”. Já a servidora do Tribunal, integrante do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do TRT6, Marina de Oliveira Xavier Ramos apresentou dados do programa Justiça Diversa e Inclusiva (JusDiva). Por fim, o tema anti capacitismo foi exposto pelo servidor Arthur da Costa Cabral e pela servidora Ana Luiza Tavares.
---
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Gutemberg Soares / Foto: cortesia